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dc.contributor.advisorMartins, Maria Fernanda dos Santospor
dc.contributor.authorGuimarães, Sandra Isabel Teixeira Fernandespor
dc.date.accessioned2016-06-06T13:49:30Z-
dc.date.issued2014-02-04-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41883-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Administração Educacional)por
dc.description.abstractEste trabalho incide sobre a ação do coordenador de departamento num agrupamento de escolas, tendo como pressupostos as mudanças ocorridas nos últimos tempos, quer em termos de funções e forma de designação, quer em termos de políticas educativas contemporâneas. O quadro teórico-concetual assenta nos extremos do “modo de funcionamento díptico da escola como organização” de Lima (1992), procurando evidências que pudessem comprovar a coexistência dos modelos burocrático-racional e de ambiguidade, nomeadamente a metáfora da anarquia organizada. Desenvolvemos um estudo qualitativo e descritivo, que incluiu a realização de entrevistas semidiretivas aos coordenadores e a dois docentes de cada departamento curricular do agrupamento de escolas, totalizando dezoito entrevistas, a consulta de alguns documentos do agrupamento e da legislação produzida, bem como a observação não participante de reuniões de departamento e do conselho pedagógico. A análise de dados foi efetuada tendo em conta os princípios de investigação qualitativa definidos por Bogdan e Biklen (1994). Os resultados apontam para uma coexistência de procedimentos burocráticos, no que concerne às principais funções do coordenador de departamento, assistindo-se a um aumento do controlo e supervisão do trabalho dos docentes, embora se processe no âmbito de um grupo que funciona como debilmente articulado e onde a participação é fluída.por
dc.description.abstractThis work focuses on the action of the head of the department in a group of schools, assuming that there have been changes in recent times, both in terms of functions and form of designation, and also in terms of contemporary educational policies. The conceptual-theoretical framework was based on the extremes of the “modo de funcionamento díptico da escola como organização” of Lima (1992), looking for evidence that could prove the coexistence of the rational-bureaucratic model and the model of ambiguity, particularly the metaphor of organized anarchy. We have developed a qualitative and descriptive study, which has included conducting semi-directive interviews with all the heads of the departments and two teachers from each curricular department of the group of schools, comprising eighteen interviews, consulting some documents and some of the legislation produced, as well as a non-participant observation of department and Pedagogic Committee meetings. Data analysis was performed taking into account the principles of qualitative research defined by Bogdan and Biklen (1994). The results point to the coexistence of bureaucratic procedures, in relation to the main functions of the head of the department, putting in evidence an increase of control and supervision over teachers’ work, but that takes place within a group that functions as loosely coupled and where participation is fluid.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.titleO coordenador de departamento da escola pública em tempos de mudança: dualidade na ação organizacionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201407744-
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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