Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41840

TítuloPublicidade televisiva e obesidade infantil
Outro(s) título(s)Television advertising and child obesity
Autor(es)Magalhães, Luísa
Palavras-chaveTelevisão
Publicidade
Obesidade
Crianças
Obesidade infantil
TV
Advertising
Children and youth
Child obesity
Media
Data2008
EditoraObservatório da Comunicação (OberCom)
RevistaObservatorio (obs*)
Resumo(s)As causas da obesidade infantil têm vindo a constituir assunto de preocupação e estudo em vários campos do saber académico, quer pelo indesmentível aumento das taxas de obesidade entre os mais jovens, quer pelas dificuldades sentidas pelos profissionais que lidam com este problema na busca de uma solução eficaz. Sabendo que os media são frequentemente indicados como um factor de influência não negligenciável no desenvolvimento e crescimento das crianças, abordamos a possibilidade de existir uma relação entre o consumo de publicidade televisiva relativa a produtos alimentares e o aumento das taxas de obesidade entre as crianças. Apresentamos uma análise de conteúdo sobre dois spots que são exemplificativos do apelo publicitário em relação a produtos alimentares e se revelaram populares entre as crianças portuguesas, entre Janeiro e Abril de 2007. Pretendemos, com esta análise, demonstrar a fragilidade da relação existente entre a publicidade televisiva e a epidemia crescente de obesidade infantil, colocando a ênfase nas práticas educativas e estilos de vida actuais, numa tentativa de valorizar a mediação parental relativamente à prática televisiva atribuindo a esta mediação um importante papel no estabelecimento do equilíbrio entre as práticas alimentares e as práticas de consumo mediático nas camadas mais jovens da população Portuguesa.
The causes for children obesity are now a major issue within several fields of academic concern and consequent research. This is due to the undeniable increase in obesity levels among young people and also to the growing difficulties faced by the staff dealing with the problem and in search for an adequate solution. This paper addresses the fact that the media are frequently blamed as a major influence factor in children development, therefore approaching the possibility of existence of a close relationship between the consumption of food advertising on television and the increase of the obesity levels among children. Content analysis is provided on two tv spots regarding popular edible products broadcasted in Portugal, from January to April 2007. This analysis will show the weakness of the relationship between tv advertising and children obesity. It will also stress the relevance of mediation educational practices concerning television viewing and food consumption among children and youth.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41840
DOI10.7458/obs242008110
ISSN1646-5954
Versão da editorahttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/110/213
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LMag_2008_obs.pdf788,74 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID