Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41671

TítuloPoder e valores da linguagem verbal na publicidade
Autor(es)Teixeira, José
Palavras-chaveLíngua e publicidade
Discurso publicitário
Comunicação multimodal
Language and advertising
Advertising discourse
Multimodal communication
Data2015
EditoraAxioma - Publicações da Faculdade de Filosofia
RevistaRevista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição
CitaçãoTeixeira, José. 2015, “Poder e valores da linguagem verbal na publicidade”, in Silva, Augusto Soares, e Falcone, Karina (Orgs.) Revista Portuguesa de Humanidades – Discurso e Cognição, Vol. 19-1 (2015), Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia -Universidade Católica Portuguesa -Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, pp. 79-98.
Resumo(s)A publicidade sabe que tem de procurar as estratégias mais diretas e mais eficientes na construção das suas mensagens. A ser assim, pode parecer que o imediatismo das imagens ligado às facilidades tecnológicas tenderá a secundarizar o poder da componente verbal na elaboração dos anúncios. O presente texto procura mostrar como a componente verbal é uma dimensão imprescindível da linguagem publicitária, utilizando estratégias diversificadas que podem ir da ausência (quase) absoluta de palavras até a usos em que é a própria mensagem verbal o principal elemento estruturador do anúncio.
It is well known that advertising has to seek the most direct and effective strategies in order to build its messages. If so, it may seem that the immediate power of images linked to current technological gadgets tends to overshadow the power of verbal component in ads. This paper aims to show why the verbal component is an essential dimension of advertising language by using diverse strategies that can range from (almost) total lack of words to the uses where it is the very verbal message the main structural element of the ad.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41671
ISSN0874‑0321
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
poderTextoPub publicado.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID