Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41540

TítuloPinterest: um estudo de eye tracking
Autor(es)Fernandes, Sílvia Patrícia Romão Moreira
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chavePinterest
Eye tracking
Usabilidade
Inteligências múltiplas
Comunicação visual
Usability
Multiple intelligences
Visual communication
Data2016
Resumo(s)O objeto de estudo da presente dissertação de mestrado é a rede social Pinterest. Esta escolha deve-se ao facto de o Pinterest ser uma rede social relativamente nova, pouco explorada a nível científico e com 47 milhões de utilizadores individuais. O trabalho de investigação aqui exposto tem como principal objetivo analisar a usabilidade da rede social do Pinterest através da tecnologia de eye tracking e da realização de testes de usabilidade. Primeiramente, é feita uma revisão bibliográfica de temas relacionados com Design, Comunicação Visual e Psicologia. De seguida, e para atingir os objetivos acima propostos, foi realizado um programa experimental com a participação máxima de treze indivíduos por teste com idades compreendidas entre os vinte e cinco e trinta e seis anos. Para além deste objetivo, pretende-se ainda confirmar se existe algum tipo de relação entre as inteligências múltiplas dos participantes e as fixações visuais feitas pelos mesmos em páginas Web do Pinterest categorizadas consoante os seus interesses pessoais. É utilizado o método de eye tracking em dois dos três tipos de testes de usabilidade realizados no estudo por se tratar de um método imprescindível no que toca à realização de testes de usabilidade na Web. Conclui-se que a rede social Pinterest apresenta problemas de usabilidade que devem ser repensados de forma a melhorar a experiência dos utilizadores.
The research object in the present master’s dissertation is the social network Pinterest. This is based on the fact that this social network is relatively new, scientifically understudied and has over 47 million users worldwide. The main objective of this master’s thesis is to study the usability of this social network thought the use of an eye tracking technology and usability tests. For that purpose, firstly, a literature review on the scope of the Design, Visual Communication and Psychology was carried out in order to frame this subject. Secondly, and in order to pursue those main goals, an experimental program was carried out with a maximum of thirteen participants per test and with ages between twenty-five and thirty-six years old. In addition, this work attempts to seek for a relationship between the participant’s multiple intelligences and their visual fixations on the Pinterest Web pages, which were previously categorized according to their personal interests. The eye tracking method is used in two of the three usability tests because it’s a vital method in Web usability tests. Research shows that Pinterest has usability flaws that need to be rethink in order to improve the user’s experience.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Média Interativos
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41540
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sílvia Patrícia Romão Moreira Fernandes.pdf
Acesso restrito!
9,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID