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https://hdl.handle.net/1822/41505
Título: | A estruturação metafórica na concetualização de "Hora" na poesia de Fernando Pessoa ortónimo |
Autor(es): | Pizarro, Isabel Alexandra Alves da Nóbrega |
Orientador(es): | Teixeira, José |
Palavras-chave: | Linguística cognitiva Teoria da metáfora concetual Teoria neural da metáfora Experiência sensoriomotora Concetualização Metonímia e metáfora concetuais Universo mental Theory of conceptual metaphor Conceptual metonymy Image-schemas Time Space Objects Emotions |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A presente dissertação tem como principal objetivo a análise da estrutura da metáfora poética de
acordo com os instrumentos de análise propostos por Lakoff & Johnson (1980), Lakoff & Turner
(1989) e Lakoff & Feldman (2006), na Teoria da Metáfora Concetual, desenvolvida no âmbito sa
Linguística Cognitiva, em articulação com outras Ciências Cognitivas, tais como a Psicologia, a
Antropologia, a Neurobiologia e a Inteligência Artificial.
Para o efeito, constituímos como corpus trinta e dois poemas ortónimos, do poeta
português Fernando Pessoa (1888-1935), escritos entre 1910 e 1935, nos quais a metonímia
concetual de tempo “hora” é o ponto de partida para metáforas concetuais de “hora”, que
apresentam como principal domínio fonte a mente do Eu poético, concetualizada em termos de
contentor metafórico de emoções que são, por sua vez, concetualizadas em termos de objetos,
espaços e atributos humanos, que projetam a respetiva estrutura inferencial no domínio concetual
alvo “hora”.
No presente trabalho, mostramos que o domínio fonte das metáforas concetuais de “hora”
se enraíza no universo mental do poeta, cuja configuração é determinada pela sua experiência de
vida, no sentido mais abrangente do termo, e pelo valor emocional que lhe atribuiu, o que confirma,
tal como defende a Teoria Neural da Metáfora, a existência de uma correlação a nível neural entre
a experiência sensoriomotora e a avaliação subjetiva da mesma, que explica a ligação entre
conceitos diferentes, como são os de “hora” e “objeto”, de “hora” e “pessoa” e de “hora” e
“emoção”.
Da avaliação da multiplicidade de experiências do Eu poético nasceu a concetualização de
“hora” apresentada nas análises dos poemas que constam dos dois capítulos em que as
separámos: o capítulo 3.1, que integra as análises em que “hora” é espacializada/materializada
e o capítulo 3.2, no qual “hora” é antropomorfizada. In this paper, we analyse literary metaphors according to the explanatory tools proposed by the Theory of Conceptual Metaphor, within the realm of Cognitive Linguistics. For that purpose, we choose as literary corpus thirty-two excerpts from poems by the Portuguese poet Fernando Pessoa (1888-1935), written between 1910 and 1935, in which the time conceptual metonymy “hour” is the starting point for conceptual metaphors of time in which the source domain is the mind of the poetic self, conceptualized in terms of metaphorical container of emotions that are, in turn, conceptualized as objects, spaces and human beings, according to the poet’s life experience. Keywords: Theory of Conceptual Metaphor, conceptual metonymy, image-schemas, time, space, objects, emotions. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Linguagem |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41505 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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