Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41335

TítuloA multiaplicabilidade do lúdico na aula de ELE: da motivação à aprendizagem
Outro(s) título(s)The multiple application of playfulness in the Spanish Foreign Language class: from motivation to learning
Autor(es)Machado, Cristina Manuela Rodrigues
Orientador(es)González Sánchez, Aránzazu
Data2015
Resumo(s)presente relatório enquadra-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Português e Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário, referente à realização do Estágio Profissional. Esta prática pedagógica supervisionada teve por base uma metodologia de investigação-ação, a qual se refletiu na planificação, elaboração e implementação de um Projeto de Intervenção, voltado não só para as necessidades da turma alvo, mas também tendo por base orientações metodológicas defendidas atualmente, já praticadas por mim enquanto docente, e constantes nas diretrizes dos documentos oficiais orientadores do Ensino Aprendizagem. Sendo a desmotivação, a qual resulta frequentemente no insucesso escolar, uma constante preocupação na atualidade educativa, urge cada vez mais a necessidade do professor ser um ator (pro) ativo na procura e aplicação de estratégias e metodologias que estimulem o aluno e que permitam contrariar essa tendência. Surge, assim, o potencial didático da ludicidade nas suas diferentes facetas e variáveis, em contexto de sala de aula, como um recurso alternativo e eficaz, cuja finalidade é não só cativar e motivar os alunos, despertando neles o gosto pela aprendizagem, mas também contribuir para desenvolver as distintas destrezas/capacidades, tendo por base uma abordagem comunicativa.
This report fits within the Master in Teaching Portuguese and Spanish in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education, for the completion of the training period. This supervised teaching practice was based on an action-research methodology, which is reflected in the planning, design and implementation of an Intervention Project, aimed not only to the target group's needs, but also based on methodological guidelines currently advocated, already practiced by me as a teacher, and contained in the official documents guidelines of the teaching and learning process. Since demotivation, which frequently results in school failure, is a constant concern in the actual education, there is an urgent and increasingly need for the teacher to be a proactive actor in finding and implementing strategies and methodologies that encourage the student and allow to contradict this trend. This way the didactic potential of playfulness in its different facets and variable, in the context of the classroom, comes up as an alternative and effective resource whose purpose is not only to captivate and to motivate students, awakening in them a love for learning, but also to contribute to the development of the various skills / capabilities, based on a communicative approach.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41335
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cristina Manuela Rodrigues Machado.pdf5,31 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID