Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/41312
Título: | A brincar e a aprender: a importância das atividades lúdicas em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Barbosa, Maria Patrícia Araújo |
Orientador(es): | Gomes, Alexandra Sarmento, Teresa |
Palavras-chave: | Criança Atividades lúdicas Aprendizagens Children Activities Learn |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | As atividades lúdicas permitem que a criança tire o maior prazer da aprendizagem e se
vá apercebendo como a brincar e a divertir também se pode aprender. Por isso, o presente
relatório pretende responder a questões como, “Qual a importância das atividades lúdicas nas
aprendizagens?”, “De que forma é que as crianças encaram a aprendizagem a partir de
atividades lúdicas?” e “Como é que as atividades lúdicas podem potencializar aprendizagens
relacionadas com os animais e com os números racionais não negativos?”.
Assim, o estudo realizado reflete-se na importância de integrar atividades lúdicas no
processo de ensino e aprendizagem, e resulta da prática de ensino supervisionada realizada
num contexto de Educação Pré-Escolar realizado num jardim de infância, e de 1.º Ciclo do
Ensino Básico desenvolvido numa escola de 1.º Ciclo, ambos no distrito de Braga.
De forma a tornar a aprendizagem mais rica e motivadora foram delineados e
construídos jogos tendo em conta as especificidades de cada contexto e de cada criança. Para
isso foram usadas as metodologias que cada contexto seguia, pois ambos valorizavam a criança
como centro e protagonista da aprendizagem. Com o intuito de procurar responder às questões
acima mencionadas, foram analisadas as intervenções, com base nos instrumentos de recolha
de dados utilizados e usando métodos qualitativos.
Concluindo, nas atividades implementadas, as crianças demonstraram grande empenho
e envolvimento, permitindo verificar que esta experiência transformou-se numa oportunidade
para perceber como as atividades lúdicas realmente fazem toda a diferença no ensino e que
através delas se pode cativar e envolver significativamente as crianças de uma forma muito
gratificante. A partir deste estudo posso sublinhar a importância de desenvolver este tipo de
atividades pelo que deveriam ocupar um lugar mais frequente e valorizado nos espaços de
aprendizagens, englobando jardins de infância e escolas. The recreational activities allow that each child can get the better pleasure of the learning and noticing that playing and enjoying also can to be a way to learn. Therefore, this report intends to answer at following questions: “What is the importance of the recreational activities on the learning?”, “How do children view the learning as from the recreational activities?”, and “How the recreational activities can increase the learning related with animals and with non-negative rational numbers?”. Thus, the performed study reflects the importance to integrate the recreational activities on the learn learning process and results of a teaching experience monitored and performed in a Preschool Education context in a kindergarten, and the Basic Education developed on a 1st Cycle School, both schools on Braga district. In order to make learning more “rich” and motivating, some games were designed and built taking in account the specificities of each context and each child. For this, it was used methodologies adequate to each context, since both provide value to the child, as the center and protagonist of the learning. With the objective to find answers for the questions mentioned above, the interventions were analyze with base on the instruments used, and using quantitative methods. Concluding, regarding the activities implemented, the children show a great effort and commitment, allowing to verify that this experience became an opportunity to understand that the recreational activities really make the difference on the learning and through them, we can catch and to involve children in a very rewarding way. From this analysis, I can highlight the importance to develop these activities, and thus they (the activities) should to have a more frequent place and be more valorized on the learning places, namely kindergartens and basic schools. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/41312 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Maria Barbosa.pdf Acesso restrito! | 6,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |