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TítuloMonitorização com base no currículo na identificação de alunos em risco de dislexia: estudo quantitativo no 4º ano do 1º ciclo do ensino básico no concelho de Braga
Autor(es)Costa, Sónia Susana da Silva
Orientador(es)Martins, Ana Paula Loução
Palavras-chaveMonitorização com base no currículo
Leitura
Risco educacional
Crescimento
Dislexia
Maze
Curriculum-based measurement
Reading
Educational risk
Growth
Dyslexia
Data2014
Resumo(s)Este estudo teve por finalidade estudar a implementação de um sistema de triagem que permita a identificação de alunos em risco de insucesso na compreensão da leitura no 4º ano através da utilização da prova MBC-Maze e a preparação de uma base de referência para o nível e crescimento dos alunos do distrito de Braga na área compreensão da leitura. Nele participaram 1375 alunos do 4º ano dos doze agrupamentos do concelho de Braga, distribuídos por 81 turmas em 66 escolas do 1º Ciclo. Os dados foram recolhidos através da utilização de uma prova Maze construída para o efeito e aplicada em dois momentos, março e junho, com um intervalo entre aplicações de dez semanas. Foram considerados três métodos de cotação diferentes. O resultado final de cada aluno foi calculado pela mediana das classificações obtidas nos três textos que compõem a prova. Os resultados foram apresentados com recurso à estatística descritiva e inferencial. Foram considerados em risco educacional os alunos cujo resultado se encontrava no percentil 20 ou abaixo dele (Deno et al., 2009). Os resultados obtidos permitiram concluir que: 1) A prova MBC-Maze revelouse económica, rápida e fácil de aplicar; 2) É possível utilizar a prova MBC-Maze na construção de um sistema de triagem e de monitorização de progresso na leitura de alunos do quarto ano; 3) A média de resultados obtida pela população variou entre 13.69 e 16.25; 4) A média dos resultados dos alunos em risco é inferior à média dos restantes alunos em ambas as aplicações; 5) Em vários agrupamentos, mais de um quarto dos seus alunos estão em risco de insucesso na leitura quando se aplica o valor do risco da população; 6) A diferença de resultados entre agrupamentos é estatisticamente significativa; 7) As raparigas obtiveram melhores resultados do que os rapazes e as diferenças de resultados são estatisticamente significativas; 8) Os valores obtidos para o percentil 20 da população variaram entre 10 e 12 seleções corretas e as taxas de crescimento variaram entre 0.17 e 0.19; 9) Os valores obtidos para os percentis e taxas de crescimento podem servir de norma para o quarto ano de escolaridade no concelho de Braga; 10) O número de alunos em risco de insucesso na leitura representa, na primeira e na segunda aplicação, entre 21% e 24% da população total, qualquer que seja o método de cotação utilizado.
The purpose of this study was to describe the implementation of a screening system that enables the identification of students at risk in reading comprehension in the fourth grade by applying the CBM-Maze probe and the preparation of a reference basis for the standard and growth of the students of Braga county in reading comprehension. The participants were 1375 fourth grade students from the twelve school clusters of Braga county, distributed by 81 classrooms in 66 elementary schools. Data was collected with a Maze probe purpose-built and implemented on two moments, March and June, with a ten-week interval between applications. Three different scoring procedures were considered. The final result of each student was calculated by the median score obtained in the three texts of the probe. It was also calculated the weekly growth rate. The results were presented using descriptive and inferential statistics. Students scoring in the lowest 20% or below were considered at educational risk (Deno et al., 2009). Results show that: 1) Maze probe was economic, quick and easy to implement; 2) It´s possible to use the Maze probe in the implementation of a screening and progress monitoring system in reading in the fourth grade; 3) The average results obtained by the population ranged between 13.69 and 16.25; 4) The average performance of students at risk is lower than the average of other students in both applications; 5) In several school clusters, over a quarter of the students were at educational risk in reading when applying the population risk value; 6) The differences in school clusters results’ were statistically significant; 7) Girls performed better than boys and the differences found were statistically significant; 8) The values obtained for the 20th percentile of the population ranged between 10 and 12 correct selections and growth rates ranged between 0.17 and 0.19; 9) The values obtained for the percentiles and growth rates can serve as a standard for the fourth grade in Braga; 10) Whatever scoring procedures used, the number of students in educational risk in reading ranged, in the first or second application, between 21% and 24% of the total population.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41254
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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