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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho da Silva, José Luíspor
dc.contributor.authorSalazar, Joanapor
dc.contributor.authorPoças, Maria Emília Pereirapor
dc.date.accessioned2016-04-21T15:54:17Z-
dc.date.available2016-04-21T15:54:17Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCoelho da Silva, J. L., Salazar, J., & Poças, M. E. (2015). Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em Biologia humana. Interacções, 11(39), 485-510.por
dc.identifier.issn1646-2335por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/41190-
dc.description.abstractA aprendizagem cooperativa é concebida como uma estratégia pedagógica que privilegia uma aprendizagem personalizada e que potencia o sucesso educativo não só individual mas também coletivo. É conseguida através da cooperação de todos os membros do grupo, em que o desempenho de cada um influencia e é influenciado pelo desempenho do Outro. O grupo é concebido como uma organização social cuja eficiência implica a capacidade de construção e manutenção do grupo como um todo e de promoção do sucesso educativo de todos os elementos. É este quadro teórico que enforma a conceção, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica em Biologia Humana do 10º ano do Curso Tecnológico de Desporto. A estratégia pedagógica carateriza-se pela operacionalização articulada de estruturas e papéis de cooperação na abordagem da unidade didática - Transformação e Utilização de Energia - com a finalidade de promover a aprendizagem integrada de competências de cooperação e de conhecimento substantivo da área da Biologia. A avaliação da intervenção pedagógica incidiu nos objetivos de investigação - 1) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências de cooperação e 2) Identificar o impacto da estratégia de intervenção pedagógica no desenvolvimento de competências disciplinares –, efetuada a partir da análise de tarefas de aprendizagem e de um questionário de avaliação final global aplicado aos alunos. A estratégia de intervenção pedagógica é percecionada pelos alunos como tendo contribuído para a promoção do desenvolvimento não só de competências de cooperação mas também do conhecimento substantivo e do pensamento crítico.por
dc.description.abstractCooperative learning is perceived as a pedagogical strategy that favours personalized learning, and enhances both individual and collective educational success. It entails cooperation among all the group members, in such a way that everyone’s performance influences and is influenced by the performance of the Other. The group is regarded as a social organization whose efficiency implies the capacity to form and maintain a group as a whole, as well as the promotion of the educational success of each individual member. This is the theoretical framework of the design, implementation and evaluation of a pedagogical intervention in the context of a 10th year Human Biology class of the Technological Course in Sports. The pedagogical strategy used within the didactic unit – Transformation and Use of Energy – consists in the operationalization of cooperative structures and roles, in order to promote the integrated learning of cooperative competences and disciplinary knowledge in the field of Biology. The evaluation of the pedagogical intervention, focused on the research objectives – 1) Identify the impact of the pedagogical intervention strategy on the development of cooperative competences and 2) Identify the impact of the pedagogical intervention strategy on the development of disciplinary competences –, involved the analysis of learning tasks and of the learners’ responses to a final global evaluation questionnaire. The pedagogical intervention strategy is perceived by the learners as having contributed to enhance the development not only of cooperation competences but also of their disciplinary knowledge and critical thinking.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico de Santarém. Escola Superior de Educação de Santarémpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCooperaçãopor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectInterdependênciapor
dc.subjectResponsabilidadepor
dc.subjectBiologia humanapor
dc.subjectCooperationpor
dc.subjectInteractionpor
dc.subjectInterdependencepor
dc.subjectResponsibilitypor
dc.subjectHuman biologypor
dc.titleTrabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humanapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8754/6312por
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage485por
oaire.citationEndPage510por
oaire.citationIssue39por
oaire.citationTitleInteraçõespor
oaire.citationVolume11por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalInteracçõespor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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