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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.advisorMartinho, Maria Helena Silva de Sousapor
dc.contributor.authorAlmendra, Isabel Maria da Silvapor
dc.date.accessioned2016-03-24T16:07:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40946-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)por
dc.description.abstractA utilização da Língua Gestual Portuguesa, inserida numa educação bilingue, aparece como pilar indispensável para o processo de acesso ao currículo por parte dos alunos com deficiência auditiva. A finalidade deste estudo é identificar e analisar alguns termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e a sua correspondência na Língua Gestual Portuguesa. Os participantes neste estudo são profissionais ligados à educação de crianças com deficiência auditiva, especificamente três formadores e três intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, de agrupamentos de escolas da região norte do país. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados recolhidos foram resultantes de entrevistas semiestruturadas realizadas aos participantes. Essas entrevistas foram gravadas em vídeo de forma a possibilitarem uma melhor comunicação com os formadores, que têm deficiência auditiva, e também para uma análise pormenorizada dos gestos utilizados. As conclusões deste estudo podem ser sintetizadas da seguinte forma: Quando abordados em relação à planificação, preparação e concretização do trabalho todos os participantes demonstraram preocupação com a planificação e a preparação do mesmo, evidenciando as dificuldades sentidas pela inexistência de gestos apropriados às diversas áreas curriculares, principalmente as intérpretes. Referiram que na maioria das vezes seguem caminhos diferentes, os formadores de LGP trabalhando por temas e as intérpretes traduzindo o currículo apresentado. Em relação à interação, colaboração com a comunidade escolar mostraram-se abertos, no entanto evidenciaram ter poucos momentos para a concretização sistemática e consistente dessa interação.por
dc.description.abstractThe utilization of Portuguese Sign Language inserted in bilingual education, appears as the cornerstone to the process of access to the curriculum by students with hearing impairments. The purpose of this study is to identify and analyze some mathematical terms used in the 1st and 2nd cycle of basic education and its correspondence in Portuguese Sign Language. The participants in this study are professionals related to the education of children with hearing impairment, specifically three trainers and three Portuguese Sign Language interpreters, members of schools’ groups in the northern region of the country. The Methodology adopted comes from qualitative nature and the gathered data comes from semi-structured interviews made for the participants. These interviews were videotaped in order to provide better communication with trainers who have hearing disabilities, and also for a detailed analysis of gestures used. The conclusions of this study can be summarized as follows: When approached about the planning, preparation and conclusion of work all participants expressed concern over the planning and preparation of the same, showing the difficulties experienced by the absence of appropriate gestures to various curricular areas especially the interpreters. The participants mentioned that most often follow different paths, the trainers of LGP usually work thematically while the interpreters translate the curriculum presented. Regarding the interaction, collaboration with the school community the participants showed up open-minded, however they demonstrate to have just a few moments for a systematic and consistent implementation of this interaction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLíngua gestual portuguesapor
dc.subjectTermos matemáticospor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectEstudo qualitativopor
dc.subjectPortuguese sign languagepor
dc.subjectMathematical termspor
dc.subjectDeafnesspor
dc.subjectQualitative studypor
dc.titleAnálise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201512793por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
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