Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40856

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAzevedo, António Joaquim Araújo depor
dc.contributor.authorSilva, Ana Maria Araújo dapor
dc.date.accessioned2016-03-17T16:22:28Z-
dc.date.available2016-03-17T16:22:28Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40856-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorialpor
dc.description.abstractO presente Plano de Revitalização do Centro Histórico, enquanto estratégia e processo com caráter inclusivo e integrador (Moura, Guerra, Seixas e Freitas, 2006), vem definir prioridades estratégicas para o Centro Histórico de Braga, não só ao nível comercial mas nas mais diversas vertentes com que este se correlaciona, nomeadamente, cultura, turismo, lazer, na procura do bem-estar e da qualidade de vida e da oferta comercial e turística que corresponda às expetativas de residentes, trabalhadores e visitantes e que se revele um polo atrativo ao turismo. Há lacunas a colmatar, nomeadamente, no que diz respeito à acessibilidade, ao marketing promocional, ao turismo ou à cultura e recreação da um núcleo urbano e são inúmeros os exemplos de cidades que se vão afirmando como cidades comerciais, girando toda a dinâmica local em torno do seu comércio. As empresas possuem a autonomia e iniciativa e criam animações e planos de atratividade que começam por simples coisas como a decoração e disposição das próprias ruas. (Peters, 2007). Torna-se fundamental fazer uma análise e diagnóstico da realidade atual, traçando linhas orientadoras que, imprescindivelmente, devem partir da Administração Central e Local, “quanto mais não seja pelo efeito catalisador de exemplo e mobilização de recursos.” (UACS, 2014, p.5) E é exatamente o que se pretende com este projeto, sensibilizar e mobilizar os principais agentes económicos e sociais, ao traçar o cenário atual, e propor, de forma sustentada, ações a implementar. Esta investigação permitiu constatar que a revitalização do Centro Histórico de Braga tem de ser encarada como uma prioridade enquanto meio de transformação e progresso deste núcleo urbano identitário da cidade. Para tal, deve existir um planeamento estratégico concertado e uma gestão integrada e coesa, assente em princípios de cooperação, compromisso, transparência, inovação e participação ativa, que permitam criar um Centro Histórico vivo, sustentável, inovador e inclusivo.por
dc.description.abstractThis Historical Center Revitalization Plan, as a strategy and a process with inclusive and integrative character (Moura, Guerra, Seixas e Freitas, 2006), aims to define strategies to regenerate Braga's Historical Center, not only its commercial aspect, but also, other related facets such as culture, tourism, leisure and the search of a good quality of life and well-being that can meet the residents', workers' and visitors' expectations, and at the same time prove to be an appealing tourism center. However, there are some shortcomings that need to be addressed, such as, the city's accessibility, promotional marketing, tourism, culture and leisure components. There are several examples of cities which are becoming renowned commercial cities, with all the local dynamics revolving around their commercial areas. Companies are autonomous and have initiative, making it possible to create entertainment and an overall attractiveness of the city with the use of decorations and the layout of the streets. (Peters, 2007) It is crucial to analyze and diagnose the current condition by drawing guidelines which should come from the Local and Central Government, "even if it is just for the catalyzing effect and mobilization of resources." (UACS, 2014, p.5) That is exactly the aim of this project, to sensitize and mobilize the main economic and social agents by documenting the present situation and suggesting solutions in a sustainable manner. This research allowed one to realize that Braga’s Historical center revitalization has to be regarded as a priority as a mean of transformation and progress of the heart of the city’s identity. Thus, there should be a strategic plan and an integrated and cohesive management, based on cooperation principles, compromise, transparency, innovation and an active involvement which would allow to create a lively, sustainable, innovative and inclusive Historical Center.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRegeneração urbanapor
dc.subjectRevitalizaçãopor
dc.subjectCentros históricospor
dc.subjectComérciopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectDinamização localpor
dc.subjectUrban regenerationpor
dc.subjectRevitalizationpor
dc.subjectHistorical centerspor
dc.subjectCommercepor
dc.subjectSustainable developmentpor
dc.subjectLocal boostingpor
dc.titlePlano de revitalização do centro histórico de Bragapor
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201561034por
sdum.uoeiInstituto de Ciências Sociaispor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Maria Silva.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID