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dc.contributor.advisorCabecinhas, Rosapor
dc.contributor.authorCosta, Ana Carina Pontes dapor
dc.date.accessioned2016-03-17T11:50:09Z-
dc.date.available2016-03-17T11:50:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/40840-
dc.descriptionRelatório de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)por
dc.description.abstractA comunicação é essencial para a sobrevivência de qualquer organização/instituição. De forma a serem reconhecidas e para que possam adquirir notoriedade, as organizações/instituições necessitam de construir e comunicar de forma a criar uma identidade e uma imagem coerente e credível. As instituições públicas começam a reconhecer a importância da comunicação externa e a utilizar as suas ferramentas como forma de se afirmarem e valorizarem. Compreendem também que o que não é comunicado é como se não existisse e reconhecem a necessidade de comunicar de modo a fomentar e manter um relacionamento de maior proximidade com os cidadãos. Ao longo do presente relatório analisaremos o trabalho desenvolvido na Comunidade Intermunicipal do Cávado (adiante designada por CIM Cávado), uma instituição pública que atua ao nível do desenvolvimento integrado e competitivo da região do Vale do Cávado e onde durante seis meses realizei diversas funções na área da comunicação. Avaliaremos até que ponto é que as estratégias de comunicação são fundamentais nas instituições públicas e de que forma é que elas podem contribuir para a valorização deste tipo de organizações. Para tal, no presente trabalho são abordadas diversas temáticas, tais como: o conceito de comunicação, comunicação organizacional, identidade e imagem e comunicação pública. Para respondermos à questão de partida, procedemos à realização de entrevistas aos responsáveis dos departamentos de comunicação dos sete municípios que integram a atividade da CIM do Cávado, bem como do próprio departamento da CIM, com o objetivo de perceber qual a importância que atualmente é dada às questões da área da comunicação nestas instituições. Dos resultados, salienta-se a crescente preocupação da parte dos municípios em usar da forma mais correta as ferramentas de comunicação e a consciencialização de que a comunicação é uma área que não pode ser descuidada, muito pelo contrário, a intenção demonstrada pelos entrevistados é a de que esta seja, cada vez mais, uma área com forte aposta.por
dc.description.abstractCommunication is essential to the survival of any organization/institution. In order to be recognized and so they can win notoriety, organizations/institutions need to build and communicate in order to create an identity and a coherent and credible image. Public institutions are beginning to recognize the importance of external communication and using their tools as a way to affirm and value it. They also understand that what is not communicated is like it does not exist and so they recognize the need to communicate in order to promote and maintain a closer relationship with citizens. Throughout this report it will be analyzed the work in the Cavado's Intermunicipal Community (CIM Cavado), a public institution that acts for the development of Cavado Valley region, and where during six months I performed several functions in the communication sector. It will be valued the extent to which communication strategies are crucial in public institutions and how can they contribute to the development of this kind of organizations. To this end, in this report are discussed several topics, such as: the concept of communication, organizational communication, identity and image, and public communication. I interviewed the persons responsible for the communication departments of the seven counties which integrate the activity of Cavado's CIM and the CIM department itself, in order to realize the current given significance to issues of the communication area in this institutions. Concerning the results, it is highlighted the growing concern of the counties in using, in the best way possible, the communication tools and awareness that communication is an area that can not be neglected, on the contrary, the intention shown by the interviewed is that this area will become stronger.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectIdentidade e imagempor
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectOrganizational communicationpor
dc.subjectIdentity and imagepor
dc.subjectPublic communicationpor
dc.titleA importância da comunicação nas instituições públicas: o caso da CIM Cávadopor
dc.title.alternativeThe importance of communication in public institutions: the case of CIM Cavadopor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201127270por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations
DCC - Dissertações de mestrado

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