Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40707

TítuloO contributo das redes sociais no processo de rebranding
Autor(es)Pinho, Lúcia da Conceição Pereira
Orientador(es)Balonas, Sara
Palavras-chaveRebranding
Redes sociais
Marcas
Gestão de marcas
Social network
Brands
Branding
Data2015
Resumo(s)O presente relatório tem como objetivo central compreender a importância das redes sociais no processo de reformulação das marcas, ou seja, quando estas passam por um processo de rebranding. No sentido de cumprir este objetivo, o relatório foi estruturado em diferentes etapas. A etapa inicial corresponde à descrição e reflexão do trabalho desenvolvido durante o estágio na agência de comunicação QI|Porto de Ideias. Apesar de não ter lidado com nenhum processo de rebranding em contexto de estágio, esta é uma valência que, não raras vezes, as agências de comunicação têm em mãos. A fase seguinte consta de uma consolidação teórica de conceitos ligados às marcas, ao exercício de rebranding e também às redes sociais. Estes conceitos irão proporcionar as bases necessárias para a análise do caso prático. O caso escolhido diz respeito ao rebranding conduzido, em 2010, pela Old Spice, com o âmbito de se reposicionar. Através da análise documental, será possível compreender de que forma o Facebook foi uma mais-valia durante o reposicionamento da marca, quais as estratégias utilizadas pela Old Spice para comunicar esse reposicionamento e manter os seus públicos conectados e interessados.
This present report aimed to understand the importance of social networks in the process of reformulation of a brand, or, in other words, when it go through a rebranding process. In order to fulfill this goal, this report is structured in different stages. The initial stage matches the description and reflection of the work during the internship in QI|Porto de Ideia, a communication agency. Even though I haven’t worked with rebranding during my internship, this is topic for which communication agencies should be trained and prepared. The next phase consists in a theoretical consolidation of concepts related with brands, the rebranding exercise and also social networks. These concepts will provide the right background for the analysis of the case study. The case study concerns to the rebranding conducted by Old Spice, in 2010, in order to make a reposition. By documental analysis, it will be possible to understand how Facebook was an asset during the repositioning of the brand, what strategies were used by Old Spice to communicate this and how they kept their stakeholders connected.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40707
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Lúcia Pinho.pdf3,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID