Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/40704

TítuloA importância do profissional de relações públicas no e-commerce em Portugal
Autor(es)Almeida, Marcelo Augusto Jesus de
Orientador(es)Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveRelações públicas
Comércio eletrónico
Economia digital
E-empresas
E-marketing
Public relations
E-commerce
Digital economy
E-business
Data2015
Resumo(s)A comunicação enquanto ciência social tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Contudo, a sua importância nem sempre tem sido reconhecida. O seu carácter sensível e volátil às alterações espaciais e temporais decorrentes na sociedade tem permitido explicar os últimos acontecimentos e encontrar soluções adaptadas. Num mundo onde os processos sociais, culturais e económicos são agora mediados por dispositivos digitais, a comunicação passou a ser digital e a estar no centro das atenções. Um dos mais importantes processos de transformação ocorreu no campo económico com o surgimento da economia digital. O comércio eletrónico, a comunicação e as relações públicas são três áreas que agora se interconectam e estão no epicentro deste relatório de estágio. A passagem do comércio tradicional para o comércio eletrónico trouxe alterações profundas e motivou importantes discussões acerca do futuro da economia em Portugal e no mundo. Consequentemente, a evolução da comunicação acaba por ser o foco em análise. Inserido no âmbito da economia mas interferindo transversalmente com o campo das Ciências da Comunicação, pretendo analisar o atual estado do comércio eletrónico e da economia digital em Portugal assim como compreender a forma como as empresas comunicam tendo em conta as mais recentes alterações. As relações públicas serviram aqui para afirmar a importância dos seus agentes e profissionais de comunicação ao serviço das empresas A análise e discussão em torno do atual estado do comércio eletrónico e da economia digital em Portugal e forma como este se relaciona com o campo da comunicação, permitiram significativos avanços para compreender o seu estado de crescimento lento em Portugal e, ainda avançar com algumas soluções para a sua afirmação em território nacional. Serão ainda apontadas soluções provisórias para criar um fluxo livre de constrangimentos ao progresso do comércio eletrónico em Portugal e uma maior afirmação da comunicação foi igualmente importante analisar algumas tendências atualmente em período experimental e, que ditarão o futuro desenvolvimento do comércio eletrónico e das relações públicas em Portugal.
Communication as a science has played a fundamental role in the development of society and contributed to important metrics of its progress. However, its importance hasn't always been acknowledged. The sensitive character of communication and its volatility to spatial and temporal changes in society allows to explain the latest events and find adapted solutions. In a world where social, cultural and economical processes are now mediated by digitally connected devices, communication became digital and took center stage. One of the most important processes of transformation happened in the economical field with the appearance of the digital economy. E-commerce, communication and public relations are three fields that are now interconnected and are at the epicentre of this internship report. The transition from traditional commerce to e-commerce brought profound social changes and motivated important discussions regarding the future of Economy in Portugal and the world. Consequently, communication ends up being one of the more important topics analysed here. Within the scope of Economy but crossing over to Communication Sciences and Public Relations, I intend to analyse and discuss the current state of e-commerce and the digital economy in Portugal, as well as analyse the way that the companies are communicating today after the recent changes. I mention Public Relations because only its agents and professionals within the companies can sustain these current changes. All analysis and discussion surrounding the current state of e-commerce and the digital economy in Portugal and the way that it relates to the field of communication allowed for significant progress in the comprehension of the slow growth in Portugal as well as make progress in defining solutions for a solid settlement in the country. Provisional solutions will be proposed in order to create a problem-free flow in the progress of e-commerce in Portugal and a more solid assertion of communication. It was equally important to analyse some of the currents trends of this experimental period and which will define the future development of e-commerce and public relations in Portugal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40704
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Almeida_PG24718.pdf2,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID