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TítuloInclusão no ensino superior: modelos de atuação e contributos dos serviços de apoio em Portugal
Outro(s) título(s)Inclusion in higher education: practice models and contributes from the support services in Portugal
Autor(es)Fernandes, Ana Claudia R.
Oliveira, Maria Cláudia S. Lopes de
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveInclusão
Ensino superior
Serviços de apoio
Sucesso académico
Inclusion
Higher education
Support services
Academic success
DataDez-2015
EditoraInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
RevistaPsicologia, Educação e Cultura
Resumo(s)A inclusão de estudantes com deficiência na Universidade tem desafiado as instituições a responderem às demandas de acesso e permanência específicas destes estudantes. Neste artigo analisaremos como estão organizadas as iniciativas institucionais de inclusão, tomando como objeto os serviços de apoio na universidade e os desafios explicitados pelos responsáveis dos setores. Participaram do estudo três responsáveis técnicas pelos serviços de inclusão em três universidades portuguesas. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados numa abordagem exploratória. Os resultados apontam para o desafio de proporcionar, para além das condições de acesso, a qualificação das condições de permanência que possam resultar em experiências exitosas dos estudantes, ampliando a oportunidades de obter autonomia e sucesso académico. A partir da discussão, apresentaremos considerações que podem constituir indicadores de intervenção e, ainda, temas para investigações futuras que possam contribuir para práticas mais adequadas de atendimento a esse grupo de estudantes.
The inclusion of students with disability in University has challenged such institutions to respond to the access and permanence demands that are particular to these students. In this paper, we analyse how the institutional initiatives of inclusion are organized by focusing on the university's support services and the challenges that are pointed out by the administrators of these sectors. Three technicians who manage the inclusion services in three Portuguese universities participated in this study. Data were collected using a semi-structured interview and analysed according to an exploratory approach. The results suggest the challenge of providing, besides access conditions, the improvement of permanence conditions, which may result in successful experiences for students, hence increasing the opportunities to gain autonomy and academic success. On the grounds of the discussion, we present considerations that may serve as indicators for intervention, and also, topics for future research, which may help to define a more suitable practice to attend this group of college students.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/40586
ISSN0874-2391
Versão da editorahttp://pec.ispgaya.pt/edicoes/2015/PEC2015N2/index.html
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

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