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https://hdl.handle.net/1822/40403
Título: | Desenvolvendo a qualidade em parcerias: a voz de um grupo de educadoras |
Autor(es): | Barros, Laura Maria Dias de |
Orientador(es): | Formosinho, Júlia |
Data: | 10-Fev-2014 |
Resumo(s): | Nos últimos anos, vários relatórios nacionais e internacionais têm vindo a
manifestar uma crescente preocupação com a promoção da qualidade das diferentes
valências para a educação de infância. Em Portugal, a preocupação com a
qualificação da rede de educação pré-escolar inicia-se em 1996. O projeto Effective
Early Learning (EEL) dinamizado por Christine Pascal e Anthony Bertram no Reino
Unido (1999) foi um importante suporte para o diálogo e consolidação do projeto em
Portugal, assumindo aqui a designação “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias”
(Bertram & Pascal, 2009). Este processo foi coordenado por Oliveira-Formosinho
(2009c). Decorreu um longo percurso de experimentação e validação, encontrando-se
agora o projeto numa outra fase, que se centrou na formação de grupos de
profissionais, em vários pontos do país. O objetivo é a constituição de grupos de
formadores especializados que, por sua vez, poderão contribuir para ir disseminando
e divulgando este projeto, cada vez a um maior número de profissionais. Assim, a
presente investigação pretende perceber como se formam profissionais para o
complexo processo de utilização do projeto DQP. Propõe-se ainda conhecer, pela voz
de um grupo de educadoras, que participou num processo de formação de
formadores, o valor e limites da proposta “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias”
(DQP) para a avaliação da aprendizagem das crianças e das educadoras, contribuindo
para a sua contextualização e aperfeiçoamento. Tentou-se também perceber qual o
impacto deste processo de formação no desenvolvimento das profissionais, nas suas
conceções e práticas e na transformação dos contextos educativos.
A relevância deste estudo reside em sensibilizar para a necessidade de uma
“cultura de avaliação”, já que é importante para nós profissionais conhecer formatos
de avaliação da qualidade, para que se possam relativizar receios, desenvolver
competências a este nível, num processo de capacitação progressivo, que permita
fazer as opções mais adequadas e compatíveis com os referenciais pedagógicos e
com as práticas. A pertinência deste estudo reside ainda em se debruçar sobre as “janelas de oportunidades” das crianças muito pequenas e nas suas experiências
precoces de aprendizagem, como forma de garantir o direito a beneficiar da maisvalia
que uma educação de qualidade pode produzir para o futuro.
Os estudos realizados têm comprovado que só formatos de avaliação
inclusivos e colaborativos (como é o caso do projeto DQP), proporcionarão um
suporte coerente às práticas pedagógicas, à formação contínua dos profissionais, à
manutenção e/ou melhoria da qualidade dos contextos educativos, sendo um forte
apoio à inovação, à mudança e ao desenvolvimento. O formato sobre o qual se reflete
nesta pesquisa reconhece a importância dos educadores atuarem como decisores da
sua prática pedagógica e apresenta-se como um recurso que pode apoiá-los nessa
tarefa, fortalecendo capacidades de reflexão, problematização e decisão
fundamentada. Proporciona ainda um quadro de referência e uma linguagem comum,
que ajuda os profissionais a legitimar a sua ação educativa, junto das famílias e
restante comunidade educativa. Recently, several national and international reports show a growing concern about the quality of infants education. In Portugal, the concern with the qualification of the presscholar net began in 1996. The project Effective Early Learning (EEL) implemented by Christine Pascal e Anthony Bertram in the United Kingdom (1999) was a reference for the consolidation of the project in Portugal, where it was known as “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias” (Bertram & Pascal, 2009). This process was coordinated by Oliveira-Formosinho (2009c). It has been a long experimental and validation process which is now in a new stage: training professionals around the country. The purpose is to train several groups of specialized professionals, which may then contribute to disseminate the project to a larger number of professionals. The present research aims to understand how to train professionals for the complex process of using DQP. The following investigation will be presented through the voice of professionals which participated in one of the training program. It seems relevant to study the value and limits of the “Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias” (DQP) proposal to evaluate children’s learning and kindergarten teachers, contributing to its contextualization and improvement. It was also intended to understand the impact of this training process on the professional’s development, their conceptions and practices, and on the transformation of the learning contexts. The relevance of this study is to raise awareness for the need of “culture evaluation”, as it is important for us, as education professionals, to know several perspectives of quality evaluation, so that concerns can be put in perspective, developing skills on this level, in a progressive and capacitive process, allowing to make the most adequate choices according to the pedagogic referential and daily practices. The pertinence of this study is also on addressing on the “opportunity windows” of very young children and their premature experiments of learning as a way to assure the right to benefit of the added value that an education with quality can assure for their future. The available studies have proven that only evaluation inclusive and collaborative processes (as the DQP project) provide a strong support to the pedagogic process, to the continuous professionals training, to sustain and/or improve quality of the educational processes, being a strong support to innovation, change and development. The educational format which is presented in this research recognize the importance of educators to act as deciders of their pedagogic practices and present as a resource that may support them in that task, strengthening abilities such as: reflection, question formulation and fundament decisions. It also provides a reference and a common vocabulary that helps professionals legitimize their education acts before families and the educational community. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40403 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
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