Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40213
Título: | Kids Media Lab: Tecnologias e a aprendizagem da programação em idade Pré-escolar |
Autor(es): | Miranda-Pinto, Maribel Santos Osório, António José |
Palavras-chave: | Tecnologias na Educação Pensamento Computacional Programação Tecnologias Móveis Educação Pré-Escolar |
Data: | Nov-2015 |
Editora: | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
Resumo(s): | Sabedores da realidade tecnológica que envolve as crianças, sentimos necessidade de conhecer aprofundadamente como é que as crianças aprendem, ou seja, como estruturam e desenvolvem o seu pensamento, nesta relação com as tecnologias e através da programação. A presente investigação revela-se inovadora, quer no contexto em que vai ser implementado, quer nos objetivos da própria investigação. Pretendemos consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim de infância. Compreender como as crianças reagem na utilização das tecnologias e da programação revela-se importante para conhecer o seu comportamento, o seu estilo de aprendizagem e permitir aos profissionais de educação antecipar ou não esta integração, nos seus contextos educativos. Conhecer como todo este processo de aprendizagem é vivenciado pelas crianças irá permitir avaliar quais os benefícios e riscos da utilização das tecnologias e da aprendizagem da programação em idade pré-escolar. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40213 |
Versão da editora: | http://siie15.ese.ips.pt/ATASdoSIIE15.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kids_Media_Lab_Tecnologias_e_a_Aprendizagem_da_Programação_em_Idade_Pré-escolar.pdf | 240,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |