Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/40023
Título: | O ensino da matemática e a avaliação externa de escolas: um estudo com professores do 1.º e 2.º ciclos |
Autor(es): | Pinto, Marta Isabel do Amaral Carvalho Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Currículo Matemática Exames Standards Accountability Curricula Mathematics Exams |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade de Cabo Verde |
Resumo(s): | Os processos e práticas de educação e formação portugueses estão cada vez mais
integrados em agendas globalmente estruturadas, cujo eixo de influência se situa
no quadro comum das políticas da União Europeia e de organismos transnacionais
como a OCDE (Pacheco, 2009).
A avaliação tem vindo a assumir, nas últimas décadas, um papel central,
extrapolando a sua importância para além do campo da educação (Afonso, 2010).
O destaque atribuído à avaliação das escolas decorre de duas tendências que
marcam a generalidade dos países europeus: a descentralização de meios e a
definição de objetivos nacionais e de patamares de resultados escolares (Eurydice,
2011).
Utilizando a análise político-económica da globalização na educação e fazendo
também uma abordagem crítica às políticas de partilha (Takayama, 2013), pretendese
analisar a mediação das pressões das políticas curriculares de homogeneização
e estandardização dos resultados (Afonso, 2012; Santiago, Donaldson, Looney &
Nusche, 2012) e a sua influência nos professores de Matemática.
O presente estudo quantitativo envolve a realização de um inquérito por
questionário aos professores do 1.º e 2.º ciclos de Matemática do Ensino Básico,
onde se averigua de que forma o modelo de avaliação externa de escolas,
implementado em Portugal desde 2006, tem colaborado para a elaboração
de consequências concretas nos standards de avaliação, e na preponderância
dos testes sumativos na disciplina de Matemática, considerando as mudanças
curriculares e pedagógicas. The processes and practices of Portuguese education and training are becoming increasingly integrated in agendas globally structured, and whose area of influence is placed in the common frame of European Union policies and transnational organisms such as OCDE (Pacheco, 2009). Evaluation has been acquiring, in the last decades, a critical role, extrapolating its importance beyond the field of education (Afonso, 2010). The emphasis given to schools evaluation derives from two trends that affect most European countries: the decentralization of means and the creation of national goals and of levels of school results (Eurydice, 2011). Departing from the political and economic analysis of globalization on education and making acritical approach to the policies of sharing (Takayama, 2008), it is aimed to analyze the mediation of the pressure applied by curricula policies of homogenization and standardization of results (Afonso, 2012; Santiago, Donaldson, Looney & Nusche, 2012) and their influence on teachers of Mathematics. This quantitative study, involves a questionnaire survey to teachers from 1st to 6th grade and primary teachers, in which it is ascertained how the model of external evaluation, implemented in Portugal since 2006, has been contributing to the creation of concrete consequences in school results, namely on the standards of evaluation, and on the dominance of summative tests in Mathematics, taking in account the curricular changes and teaching changes. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/40023 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Atas_CEDU2015_Pinto_Pacheco.pdf Acesso restrito! | 556,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |