Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/39764
Título: | A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal |
Outro(s) título(s): | Institutional assessment as an instrument of rationalization back to the school as a formal organisation |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Avaliação institucional Garantia da qualidade Organização formal Hiperburocracia Institutional assessment Quality assurance Formal organization Hyperbureaucracy |
Data: | Dez-2015 |
Editora: | Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP) |
Revista: | Educação e Pesquisa |
Citação: | Lima, Licínio C. (2015). A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, vol.41 no.spe São Paulo Dec. 2015 |
Resumo(s): | O papel central da avaliação, da avaliação institucional e dos
processos de garantia da qualidade de escolas e universidades
nas políticas educacionais é objeto de discussão, também
considerando a reforma do Estado. As teorias da nova gestão
pública e as perspectivas gestionárias são consideradas como
algumas das principais fontes de inspiração e de legitimação no
contexto dominante de uma educação contábil. Dados empíricos
preliminares resultantes do processo de avaliação externa de
escolas básicas e secundárias portuguesas são apresentados
e interpretados de acordo com os principais conceitos e
representações organizacionais de escola presentes nos relatórios
externos. Examinando algumas das imagens e dos significados de
escola, cultura de escola, autonomia, objetivos, liderança e eficácia
presentes nos relatórios de avaliação, o autor releva a importância
das imagens formais, racionais e burocráticas de escolas. Várias
questões de investigação são apresentadas tendo por base aquilo
a que o autor chama o processo da hiperburocratização das
organizações educativas. Algumas dimensões do conceito de
burocracia de Max Weber são revisitadas, em articulação com
perspectivas neocientíficas de garantia da qualidade e com as
tecnologias da informação e comunicação. O autor sugere que
maior relevância deve ser atribuída aos modelos formais e racionais
de interpretação das organizações educativas, pois os processos de
avaliação e de garantia da qualidade estão a contribuir para a
formalização de escolas e universidades e para a intensificação do
seu processo de racionalização, isto é, para a emergência de uma
imagem analítica das escolas como hiperburocracias. The central role of evaluation, institutional assessment and quality assurance processes of schools and universities in education policy is object of discussion also considering the reform of the state. New Public Management theories and managerialist perspectives are considered some of the main sources of inspiration and legitimation in the dominant context of an audit education. Preliminary empirical data from external assessment of Portuguese primary and secondary schools are introduced and interpreted according to the main concepts and organizational representations of school found in external reports. Examining some of the central organizational images and meanings of school, school culture, autonomy, goals, leadership and effectiveness included in the external reviews, the author stresses the importance of formal, rational and bureaucratic images of schools. Several new research questions are presented for further inquiry based on the hypothesis of what it is called by the author the process of hyperbureaucratization of educational organizations. Some of the main dimensions of the concept of bureaucracy as presented by Max Weber are revisited in close relation with neo-scientific approaches of quality assurance and taking in consideration the use of information and communication technologies. Accordingly the author suggests that much more importance must be given to formal and rational models of interpreting educational organizations because assessment and quality assurance procedures are contributing to the formalization of schools and universities and to the intensification of their process of rationalization, i. e., to the emergence of an analytic image of schools as hyperbureaucracies. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/39764 |
DOI: | 10.1590/S1517-9702201508142521 |
ISSN: | 1678-4634 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A avaliação institucional como instrumento de racionalização.pdf | 141,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |