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dc.contributor.authorDornelles, Leni Vieirapor
dc.contributor.authorFernandes, Natáliapor
dc.date.accessioned2016-01-27T14:43:48Z-
dc.date.available2016-01-27T14:43:48Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.issn1645-1384-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39721-
dc.description.abstractO presente artigo discute as maneiras como os Estudos da Criança colaboram com as novas formas de se pensarem as crianças e as infâncias, afirmando que os conceitos de criança como ator social, como sujeito com direitos, participativo e com voz, passam a ter uma visibilidade significativa na pesquisa com crianças, nos discursos acadêmicos e também em muitas práticas sociais com crianças. Questionamos ao longo do texto alguns aspectos que têm vindo a merecer uma atenção acrescida nos últimos tempos, nomeadamente os relacionados com os preceitos éticos que envolvem a pesquisa com crianças tentando pensar de que modo podem concretizar-se numa ética viável e significativa para as crianças, nas pesquisas com crianças desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fechamos o texto com a convicção de que somente ouvindo e escutando o que as crianças tem a nos dizer sobre os seus modos de vida poderemos acrescentar ao conhecimento sobre a infância elementos inovadores e respeitadores da imagem da criança como sujeito ativo de direitos. Somente desta forma conseguiremos enfrentar as exigências de colocar em discussão todo e qualquer direito das crianças na pesquisa em debates mais extensos de ampliação da cidadania.por
dc.description.abstractThis paper discusses the ways how Child Studies sustain new ways to think about children and childhood, stand concepts such as children as social actors, as subjects with participatory rights and with meaningful voices, and how these principles have such a significant visibility in research with children, in academic discourse and in many social practices with children. We discuss in the text some aspects that have been given special attention in recent times, particularly those related to ethical principles involving research with children, trying to think how such principles can be achieved on a viable and significant ethics in research with children, developed in Brazil and Portugal. We ended the text with the belief that only hearing and listening to what children have to say about their life worlds we can add innovative knowledge about childhood which is respectful with the image of children as active subjects of rights. This is the only we can fulfill the demands to put children’s rights in research in a more broad discussion about the expansion of citizenship.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCurrículo Sem Fronteiraspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPesquisa com criançaspor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectPesquisa Brasil Portugalpor
dc.subjectEstudos da criançapor
dc.subjectResearch with childrenpor
dc.subjectEthicspor
dc.subjectChild studiespor
dc.subjectResearch in Portugal and Brazilpor
dc.titleEstudos da criança e pesquisa com crianças: nuances luso-brasileiras acerca dos desafios éticos e metodológicospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss1articles/dornelles-fernandes.pdfpor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage65por
oaire.citationEndPage78por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista Currículo sem Fronteiraspor
oaire.citationVolume15por
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
sdum.journalRevista Currículo Sem Fronteiraspor
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