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dc.contributor.authorMarinho, Susanapor
dc.contributor.authorAnastácio, Zéliapor
dc.date.accessioned2016-01-22T12:52:29Z-
dc.date.available2016-01-22T12:52:29Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationMarinho, S. & Anastácio, Z. (2015). Desenvolvimento de Competências no Âmbito da Educação Sexual: uma investigação-ação com professores e alunos. In Z. Anastácio (Coord.). Atas do Congresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional. Edição: Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, pp. 25-42por
dc.identifier.isbn978-972-8952-37-2-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39628-
dc.description.abstractDe acordo com a lei portuguesa, a Educação Sexual (ES) é obrigatória desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) até ao Ensino Secundário. No entanto, muitos projetos de ES em meio escolar não consideram as necessidades do seu público-alvo, o que limita a sua eficácia. Assim, esta investigação-ação procurou averiguar necessidades e conceções de professores e alunos sobre ES em meio escolar e, a partir destas, desenvolver as competências dos professores para abordar a ES de modo a promover a vivência de uma sexualidade saudável por parte dos alunos. A investigação desenrolou-se em três fases: diagnóstico, intervenção e avaliação. Para a fase de diagnóstico construímos um questionário, validado por meio de um estudo piloto, que aplicámos a professores de 1.º, 2.º e 3.º CEB de escolas do concelho do Porto. O questionário foi preenchido on-line e os dados obtidos foram tratados com o programa SPSS. A mesma metodologia foi utilizada para analisar as conceções de alunos de 2.º e 3.º CEB de uma escola do Porto. Na fase de intervenção começamos por um focus group com professores para clarificar as suas opiniões e registar reações à imposição legal da ES. Seguiram-se sessões de formação para professores e a implementação de um conjunto de ações estruturadas com os alunos. A avaliação efetuou-se com novo focus group com os professores intervenientes e através de um questionário aplicado aos alunos das turmas alvo de intervenção. Os resultados revelaram que, depois da intervenção, os professores se sentiam mais confiantes, com mais conhecimentos e mais estratégias para implementar projetos de ES. Os alunos ampliaram o seu conceito de sexualidade, demonstraram uma atitude mais favorável face ao papel da ES no seu desenvolvimento, aumentaram a sua confiança na escola como agente educativo nesta temática, aumentaram os seus conhecimentos sobre sexualidade e atenuaram-se algumas diferenças de género.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Projeto CESMEMI (Ref.ª FCT: PTDC/CPE-CED/120404/2010), QREN - COMPETEpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/120404/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectEducação Sexualpor
dc.subjectEnsino Básicopor
dc.subjectInvestigação-Açãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.titleDesenvolvimento de competências no âmbito da educação sexual: uma investigação-ação com professores e alunospor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate06 Mar. 2015 – 07 Mar. 2015-
oaire.citationStartPage25por
oaire.citationEndPage42por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional(CESMEMI)por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationCongresso de Educação Sexual em Meio Escolar e Meio Institucional(CESMEMI)por
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