Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39589

TítuloJogos sérios para reabilitação cognitiva
Outro(s) título(s)Serious games for cognitive rehabilitation
Autor(es)Rocha, Rui Miguel Barros
Orientador(es)Reis, L. P.
Moreira, Pedro Miguel Silva
Palavras-chaveJogos sérios
Reabilitação
Reabilitação cognitiva
NUI
Jogos
Serious games
Rehabilitation
Cognitive rehabilitation
Games
Data2015
Resumo(s)A reabilitação pode ser definida como um processo arquitetado em resposta a mudanças de vida não planeadas impostas por doenças ou acidentes traumáticos. A reabilitação cognitiva consiste numa forma de terapia, focada em restaurar funções que se mantêm parcialmente intactas, aplicada a pessoas com algum tipo de défice cognitivo, como perda de memória. O problema das abordagens tradicionais está na falta de motivação e desinteresse dos pacientes em realizar tarefas repetitivas. Surge então o conceito de jogos sérios, jogos cujo objetivo principal não é somente o entretenimento. O objetivo principal da presente investigação foi o estudo, e inclusão, de um conjunto de caraterísticas que permitissem inovar na forma de abordar os processos de terapia cognitiva, tornando-os mais motivadores para os pacientes. Materializou-se este objetivo com o desenvolvimento, e teste, de um conjunto de jogos sérios, baseados em jogos apropriados existentes e validados, que contêm um conjunto de caraterísticas inovadoras desenhadas para promover a motivação de pacientes. De entre estas características destacam-se a interface de interação multimodal, apoiada sobre uma abordagem natural (NUI). Neste sentido, um dos jogos desenvolvidos foi adaptado para ser controlado através de comandos de voz. Foi introduzida uma vertente social, apoiada nos conceitos de colaboração e competição, assim, os jogos multiplayer desenvolvidos basearam-se não só na competição entre utilizadores mas também numa perspetiva de jogo em equipa. A vertente competitiva foi ainda reforçada com a introdução do conceito de handicap, cujo objetivo é garantir o equilíbrio entre os utilizadores. Estes jogos foram testados numa população de 58 pessoas e realizaram-se segundo duas vertentes: online e presencial. De forma geral, os sujeitos reportaram uma experiência de jogo positiva em relação a todos os jogos, embora os valores mais altos se tenham registado na vertente multiplayer. As caraterísticas sociais parecem assim contribuir para uma boa experiência de jogo, especialmente a vertente de competição. Os dados indicam ainda que a vertente colaboração é a que mais fomenta o contacto e a interação entre os utilizadores. Em relação às modalidades de interação, é possível observar um favorecimento do rato em relação à voz. Ainda em relação à interface de interação, foi possível perceber que os resultados relativos à experiência de interação por voz, são melhores, quando os utilizadores recebem acompanhamento específico, explicativo de como utilizar a tecnologia. No futuro, espera-se alargar os testes realizados a uma população de sujeitos com vários tipos de limitações, e envolvidos num processo de terapia cognitiva.
Rehabilitation can be defined as a process devised in response to unplanned life changes imposed by diseases or traumatic accidents. Cognitive rehabilitation is a form of therapy, focused on restoring functions that remain partially intact, applied to people with some form of cognitive impairment such as memory loss. The problem of traditional approaches is the lack of motivation and lack of interest of patients to perform repetitive tasks. This is where the concept of serious games can be of benefit, whose main objective is not only entertainment. The main objective of this research was the study, and inclusion of a set of features that allow innovate in order to address the cognitive therapy processes, making them more motivating to patients. This goal was materialized through the development and testing of a number of serious games based on existing and appropriate validated games, which contain a number of innovative features designed to promote motivation in patients. Among these features stand out the multimodal interaction interface, based on a natural approach (NUI), in this sense, one of the games developed was adapted to be controlled by voice commands. A social perspective, supported by the concepts of collaboration and competition was introduced. Thus, the developed multiplayer games were based not only on competition between users but also in a perspective of team play. The competitive perspecdtive has been further enhanced with the introduction of a handicap concept, which aims to ensure the balance between users. These games have been tested in a population of 58 people and took place in two parts: online and in person. In general, the subjects reported a positive gaming experience for all the games, although higher values have been recorded in the multiplayer aspect. Social characteristics seem to contribute to a good gaming experience, especially the competition aspect. The data also indicate that is the collaboration that fosters more contact and interaction between users. Regarding the interaction modalities is possible to observe a tendency to choose the mouse over the voice. Also in relation to the interaction interface, it is noted that the results for the voice interaction experience are best when users receive specific follow-up, explaining how to use the technology. In the future it is expected to broaden testing to a population of subjects with various kinds of limitations, and involved in cognitive therapy process.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39589
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação

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