Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/39089

TítuloPerceções dos alunos e fatores de influência sobre a escolha da Contabilidade como área de estudo
Autor(es)Cepa, Marina da Conceição Ribeiro
Orientador(es)Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
Palavras-chaveContabilidade
Área de estudo
Perceções
Fatores de influência
Accounting
Field of study
Perceptions
Influencing factors
Data2015
Resumo(s)O objetivo do presente estudo é identificar quais os fatores de influência sobre os alunos na escolha da Contabilidade como área de estudo a nível superior em Portugal e as perceções que os mesmo têm da profissão de contabilidade. Perante uma tendência negativa de acessos ao ensino superior e uma evolução constante e complexa das economias, torna-se urgente identificar os fatores que influenciam os alunos no momento da escolha de uma carreira profissional. Exercendo a contabilidade um papel primordial na organização económica e financeira de qualquer organização, é imperativa a captação de alunos capazes de dar resposta às exigências económicas e financeiras do mundo atual. Com o recurso ao questionário para a recolha de dados e tratamento desses dados através de ferramentas estatísticas, os resultados deste estudo revelaram que os fatores de influência mais significativos são o interesse e gosto próprio pela área e a experiência e formação anterior nessa mesma área. Já no que concerne às perceções, os resultados do estudo podem ser divididos em duas categorias. Uma relativa aos alunos que ingressaram na área da contabilidade na primeira opção consideram a contabilidade e a profissão de contabilista como ‘Interessante’ enquanto que aqueles que se encontram a estudar na área, mas não com o acesso pela primeira opção de escolha, a associam à ‘Precisão’. Conclui-se que através dos dados obtidos o estudo poderá ser útil à orientação de ações a desenvolver pelos diferentes intervenientes da formação de profissionais em Portugal, com vista a captar bons alunos para a área da contabilidade, recrutar excelente profissionais e a reforçar o status da profissão.
The aim of this study is to identify which factors influencing students' choice of accounting as a major in Portugal and their percepcions of accounting as a profission. Facing a decrease on the admissions to higher education, together with a complex economical evolution, it is necessary to identify which factors actually influence students at the time of choosing a career. Accountants are key on each and every economical and financial institution, and for that reason, it is almost mandatory to attract students with as required to address all demands, either economical or financial, coming from the modern world. Using the questionnaire to data collection and analysis the data by using statistical tools, the results of this study revealed that some important factors which influence the decision to major in accounting are their own abilities and interest in the subject and work and training experience in the field of accounting. About perceptions of the accounting profession the empirical findings can be divided in two categories. First, students who chose accounting as their first option assume that accounting field and profession ‘Interesting’. Second, students who engaged with this course, but not as their first option, who associate accounting to ‘Precision’. Concluding, through the data captured this study may by useful to guide all of those who directly train these professionals, in Portugal, in order to attract good students to the field of accounting, recruit bright accounting graduates into the accounting profession and step up the status of their careers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttps://hdl.handle.net/1822/39089
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marina da Conceição Ribeiro Cepa.pdf3,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID