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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Maria do Céupor
dc.contributor.advisorMarques, Nuno Filipe Pinto de Oliveirapor
dc.contributor.authorPatrício, Carla Sofia Cajãopor
dc.date.accessioned2015-12-17T17:22:47Z-
dc.date.available2015-12-17T17:22:47Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/39066-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractO meu relatório final de estágio, intitulado de “Análise Estratégica da Internacionalização da APFF” inicia-se com a temática da importância das empresas portuárias no mundo em que descrevo de forma sucinta o impacto de uma instituição portuária na prosperidade de uma cidade a nível turístico e económico bem como a sua evolução ao longo do século XX. Neste ponto faço ainda uma análise SWOT dos portos de terceira geração de forma a ser mais percetível a análise da atualidade portuária e suas características. O capítulo II refere-se à história do Porto da Figueira da Foz, desde uma análise particular da cidade em que se insere e suas potencialidades passando pela evolução de Junta Autónoma a sociedade anónima de capitais públicos sob a alçada da Administração do Porto de Aveiro uma vez que apesar da APFF ter alguma independência deliberativa, as tomadas de decisões são da responsabilidade da APA. Seguidamente, no capítulo III, está patente o cerne do meu relatório que diz respeito às embarcações de cruzeiros. Abordo a importância crescente deste sector na economia portuguesa, que apesar de se encontrar debilitada pela recente crise, o sector das embarcações de cruzeiros tem verificado uma crescente procura, principalmente ao nível dos segmentos de luxo. O Porto da Figueira da Foz embora se esteja a iniciar progressivamente neste sector e de todas as suas limitações a nível de infraestruturas e de recursos representa já um importante player, o sexto a nível nacional, constituindo o Porto de Lisboa 46% da parcela total de escalas nacionais de cruzeiros. Neste capítulo faço um estudo aprofundado do sector dos cruzeiros no PFF através de uma amostra de 46 companhias de cruzeiros que possuem na sua totalidade 302 embarcações, em que cheguei a conclusões interessantes para a cidade da Figueira da Foz como um todo, uma vez que apesar das óbvias limitações físicas do Porto da Figueira da Foz este tem potencial para se tornar um ponto relevante no mapa de escalas de cruzeiros mundiais. No IV capítulo faço uma análise da concorrência entre 3 portos nacionais: Figueira da Foz, Leixões e Lisboa. Neste sentido comparo as taxas praticadas, infraestruturas e recursos físicos/tecnológicos, fatores externos/localização e estruturas de apoio/parcerias com o intuito de retirar informação e exemplos uteis para o PFF. Por fim, penso que as entrevistas em anexo serão um fator interessante de análise que enriquecerá o meu trabalho final e dará seguimento às conclusões por mim obtidas.por
dc.description.abstractMy final internship report, titled "Strategic Analysis of the Internalization of APFF" begins with the theme of the importance of port companies in the world in which I describe briefly the impact of a port institution prosperity to a city tourism and economic level and its evolution throughout the twentieth century. At this point I have done a SWOT analysis of third generation ports in order to be more noticeable the analysis of the current port activity and its peculiarities. Chapter II refers to the history of the Port of Figueira da Foz, from a particular analysis of the city in which it belongs and its potential through the development of Junta Anónima to the limited company of public capital within the scope of Administration of Aveiro’s Port once that besides APFF have some deliberative independence, decision-making are responsibility of the APA. Then, the chapter III embraces the heart of my report that concerns to activity of cruise ships. I describe the growing importance of this sector in the portuguese economy, which despite being weakened by the recent crisis, the sector of cruise ships has been notice a growing demand, especially from the luxury segments. The Port of Figueira da Foz although has been gradually starting in this sector and all its limitations in terms of infrastructure and resources, is already a major player, the sixth in the national level, corresponding to the Port of Lisbon 46% of the total share national cruise scales. In this chapter I’ve made a deep study of the cruise sector in PFF through a sample of 46 cruise companies with a total of 302 vessels. I had reached to interesting conclusions for the city of Figueira da Foz as a whole, since despite the obvious physical limitations of the port of Figueira da Foz, it has the potential to become a must-see on the map of world cruises scales. In chapter IV I’ve done an analysis of the competition between three national ports: Figueira da Foz, Lisbon and Leixões. To that, I’ve compared the rates charged, infrastructure and physical / technological resources, external factors / location and support structures / partnerships in order to retrieve information and useful examples for the PFF. Finally, I think that the attached interviews will add an interesting analysis that will enrich my final work and will follow up the conclusions that I’ve obtained.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleAnálise estratégica da internacionalização da APFF- Administração do Porto da Figueira da Fozpor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201067269-
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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