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https://hdl.handle.net/1822/38896
Título: | Literacia mediática: práticas e competências de adultos em formação na grande Lisboa |
Outro(s) título(s): | Media literacy: practices and competencies of adults in training in grande Lisboa |
Autor(es): | Lopes, Paula |
Palavras-chave: | Literacia mediática Práticas mediáticas Competências de literacia mediática Media literacy Media uses Media literacy skills and competencies |
Data: | 2015 |
Editora: | Observatório da Comunicação (OberCom) |
Revista: | Observatorio (obs*) |
Citação: | Lopes, P. (2015). Literacia mediática: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa. Observatorio (OBS*), 9(2), 47-78 |
Resumo(s): | Será que os adultos em formação na Grande Lisboa retratam o país de consumos informativos
tipicamente baixos, de que falavam Hallin e Mancini em 2004? Será que se mantêm os baixos níveis
de interesse pelas notícias afirmados por José Rebelo e a sua equipa de investigadores, em 2008?
Será que, na utilização de internet, a prática mais comum entre estes adultos é a gestão de emails,
como revelado pelo Observatório da Comunicação em 2012? E será que os efeitos da exposição aos
media (old e new media) condicionam as competências de literacia mediática dos indivíduos?
Este texto apresenta alguns resultados do projeto de investigação “Literacia mediática e cidadania.
Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa”, desenvolvido no Centro de
Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), entre 2009 e 2013, e enquadrado no Programa de
Doutoramento em Sociologia do ISCTE-IUL. Algumas pistas: os resultados mostram uma clara divisão
entre gerações no acesso à informação e que apenas uma minoria gera conteúdos e participa
publicamente online. Do adults in training in Grande Lisboa portray a country of typically low information consumption (Hallin and Mancini, 2004)? The interest in the news remains low (Rebelo et al., 2008)? Among these adults, sending and receiving emails is the most popular online activity (OberCom, 2012)? Do the effects of media exposure (to old and new media) determine media skills and competencies? This paper presents some results of the research project "Media literacy and citizenship. Practices and competencies of adults in training in Grande Lisboa", developed in the Centre for Research and Studies in Sociology (CIES), between 2009 and 2013, carried out under the Doctoral Programme in Sociology from ISCTE-IUL. Some clues: the results show that there is a clear distinction among generations in access to information and that only a minority of the subjects contributes with original content and participates publicly in online environments. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38896 |
ISSN: | 1646-5954 |
Versão da editora: | http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/771 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PL_obs_2015.pdf | 538,34 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |