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TítuloExposição à escrita e rendimento académico na língua portuguesa: um estudo com alunos do 5.º e 7.º ano
Outro(s) título(s)Print exposure and school achievement in Portuguese Language: a study with 5th and 7th grade students
Autor(es)Saganha, Maria José Pires
Orientador(es)Lopes, João A.
Palavras-chaveExposição à escrita
Leitura por prazer
Rendimento académico
Hábitos de leitura
Print exposure
Pleasure reading
Academic achievement
Reading habits
Data2015
Resumo(s)A exposição à escrita, através da leitura por prazer, é usualmente referenciada na literatura especializada como um dos factores que contribui para as diferenças individuais na literacia. No entanto, alguns investigadores argumentam que a leitura por prazer não se relaciona apenas com as competências relacionadas com a leitura, mas também com as aprendizagens escolares em geral. A presente investigação pretendeu avaliar o impacto da exposição à escrita, medida através de um teste de reconhecimento de títulos de livros e de um questionário de hábitos de leitura, no rendimento académico dos alunos do 5.º e 7.º ano. Para tal foram testados dois modelos, tendo como variáveis preditoras o reconhecimento de títulos e os hábitos de leitura, e como variáveis dependentes duas medidas diferentes do rendimento académico: a nota interna e a nota externa na disciplina de Língua Portuguesa. Foram ainda incluídas nos modelos duas variáveis mediadoras (o sexo e o ano de escolaridade). Os resultados mostram que exposição à escrita explica uma parte significativa da variância no rendimento académico, quer na nota interna, quer na nota externa, apresentando os hábitos de leitura um efeito directo no rendimento académico superior ao apresentado pelo reconhecimento de títulos.
Print exposure through reading for pleasure, is usually referred to in the literature as one of the factors that significantly contributes to individual differences in literacy. However, some researchers argue that reading for pleasure is not related only to the skills related to reading, but also with school learning in general. This research aimed to evaluate the impact of the print exposure, measured by a book title recognition test and a reading habits questionnaire, in the academic performance of students of 5 and 7 grades. For such two models were tested, having as predictors the recognition of titles and reading habits, and as dependent variables two different measures of academic achievement: the internal note and the outer note in the discipline of Portuguese Language. We were also included in mediating variables (sex and grade). The results show that exposure written explains a significant proportion of the variance in academic achievement, either the internal note or notes on the outside, with the reading habits a direct effect on the upper academic performance than shown by the recognition of titles.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38573
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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