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TítuloSistema de colocação de professores em Portugal: problemas e soluções
Outro(s) título(s)Portuguese teacher placement system: issues and solutions
Autor(es)Santos, Danilo
Reis, L. P.
Sá, Jorge Vaz de Oliveira e
Palavras-chaveEnsino Secundário
Sistema de Ensino
Colocação de Professores
HighSchool
Teaching System
Teacher Placement
DataDez-2015
EditoraCentro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
RevistaFronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science
CitaçãoSantos, D., Reis, L.P. and Oliveira e Sá, J., Sistema de Colocação de Professores em Portugal: problemas e soluções. Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v.4, n.2 (Ed. Especial), p. 53-69, 2015.
Resumo(s)O sistema de colocação dos professores do ensino secundário em Portugal é um sistema centralizado, gerido pelo governo, mais precisamente pelo Ministério da Educação e Ciência. É um sistema que todos os anos apresenta problemas e, por esse motivo, é alvo de críticas por parte dos seus intervenientes, sobretudo pelos professores. Este artigo pretende identificar esses problemas, para isso efetuou-se uma revisão sistemática e uma meta análise de como é efetuada a colocação de professores em Portugal. Pretendeu-se ainda perceber e descrever como este sistema funciona na União Europeia. Para se encontrar soluções de melhoria para o sistema de colocação de professores efetuaram-se entrevistas a dirigentes escolares. Finalmente, a partir das soluções encontradas em países da União Europeia e das soluções oriundas das opiniões dos dirigentes escolares, são apresentados um conjunto de requisitos que o sistema de colocação de professores deve ter em atenção, de forma a evitar os problemas identificados.
Portuguese teacher placements’ system is a centralized system managed by the Portuguese government, specifically by the Ministry of Education and Science. It is a system with some issues and, therefore, has been criticized by its stakeholders, mainly by teachers. This paper aims to do a systematic review and a meta-analysis of the Portuguese teacher placements’ system. An objective is to understand and describe how this system works in European Union countries. Another objective is to interview school leaders to find solutions for teacher placements’ system. Finally, from solutions from European Union countries and from solutions arising from schools’ leaders, a set of requirements is identified that the teacher placements’ system should take into account, in order to avoid the issues identifie
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38539
ISSN2238-8869
Versão da editorahttp://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CAlg - Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals

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