Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38533

TítuloPrograma de intervenção em contexto escolar para a melhoria da força geral dos membros inferiores
Autor(es)Rodrigues, Ivo Miguel Pereira
Orientador(es)Moreira, Carla Marisa Maia
Santos, Rute
Silva, Jorge Gabriel Costa e
Palavras-chaveEducação física
Força
Força dos membros inferiores
Jovens
Long jump
Physical education
Strenght
Strenght in the lower members
Young people
Data2015
Resumo(s)Este relatório inseriu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que culminou com a conclusão de mais uma etapa na minha formação académica. Este encontra-se dividido em três áreas, sendo a primeira área direcionada para Organização e Gestão do Ensino e Aprendizagem, onde temos toda a conceção e planeamento e realização, segunda área refere-se à Participação na Escola e Relação com a Comunidade, e a terceira e última área que é referente à Formação e Investigação Educacional, onde foi abordada toda a investigação científica elaborada durante a Prática de Ensino Supervisionada. No projeto de investigação foi aplicado um programa de intervenção em contexto escolar que visou melhorar a força geral dos membros inferiores de uma turma do 9.º ano de escolaridade. Para a realização deste estudo foram constituídos dois grupos: um grupo experimental e um grupo de controlo. O grupo experimental é constituído por 28 alunos, 18 rapazes e 10 raparigas com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos. A primeira recolha de dados aconteceu em janeiro e a segunda recolha ocorreu em março de 2015. A força dos membros inferiores foi avaliada através do teste de Força Explosiva “Long Jump” do programa ALPHA. A recolha de dados antropométricos (peso e altura) e avaliação da força dos membros inferiores foram concretizadas nos grupos-controlo e de intervenção, antes e depois do programa de intervenção. Este ocorreu na parte final da aula de Educação Física (duas vezes/semana), contendo os seguintes exercícios: Lunge com as mãos atrás da cabeça, a avaliação da força dos membros inferiores Lunge de pernas paralelas, Lunge saltado e adução com bola. Não foram obtidas diferenças estatisticamente significativas entre a 1.ª e 2.ª avaliação no que diz respeito à força dos membros inferiores (155±0.31 cm vs 150±0.27cm, respetivamente). Os resultados obtidos mostraram que, para esta amostra, o programa de intervenção, não foi eficaz para o aumento da força nos membros inferiores.
This report forms part of the Supervised Teaching Practice that culminated with the conclusion of one more step in my academic graduation. This report is divided in three areas, which the first one is related with Organizations and Teaching and Learning Management, where we have all about conception, planning and achievement. The second one is about Participation in School and also about relationships with the community. The last area is related to Educational Formation and Investigation, where was approached all the scientific investigation as a work done during the Supervised Teaching Practice. In the Investigation project was applied an intervention program within the school context that aimed to improve the general strength of the lower members in a class of the ninth school year. To realize this study, were created two groups: the first group was an experimental one and the second was a control group. The first group has 28 students, 18 boys and 10 girls aged in between 14 and 16 years old. The first data gathering was in January and the second one was in March of 2015. The strength of lower members was evaluated trough Long Jump who is a test of the ALPHA program. The anthropometric data-gathering (weight and high) and the evaluation of the strenght of the lower members was realized on the control and intervention groups, after and before of intervention program. This happened on the last part of the physical education class (twice a week), containing the follow exercises: Lunge with the hands behind the head, the evaluation of strength of lower members, Lunge with parallel legs, Lunge jumped adduction with a ball. There wasn’t obtained any statistically significant differences between the first and second evaluation relatively of strenght of lower members (155±0.31 cm vs 150±0.27cm, respectively). With the final results, we realize that, for this sample, the intervention program wasn’t efficient for the increase of the strenght in the lower members.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38533
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ivo Miguel Pereira Rodrigues.pdf2,15 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID