Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38467
Título: | Ilustração de livros de literatura infantojuvenil em Portugal [2000-2009]: tipificação, tendências e padrões de recetividade do público-alvo |
Outro(s) título(s): | Illustrations in children’s and young adult literature in Portugal [2000-2009]: typology, tendencies and response patterns of the target audience |
Autor(es): | Santos, Gabriela Sotto Mayor Moura |
Orientador(es): | Coquet, Eduarda Ramos, Ana Margarida |
Palavras-chave: | Ilustração Literatura Infantojuvenil Leitor Receção Século XXI Portugal Ilustrations Children’s and young adult Literature Reader response 21st century |
Data: | 8-Mai-2015 |
Resumo(s): | No contexto do livro de Literatura Infantojuvenil, enquanto
suporte, e na leitura das suas páginas em sequência, a ilustração
contém uma mensagem. Se no passado o papel da imagem nos
livros ilustrados era meramente decorativo, porque pouco significante,
hoje, à semelhança da linguagem verbal (oral ou escrita),
é detentor de grande abrangência concetual e semântica.
A partir da análise do corpus, é nosso objetivo entender o
percurso evolutivo da ilustração nacional na primeira década
do século XXI e, consequentemente, refletir sobre a importância
dos livros ilustrados na inovação e expansão do conceito de
ilustração de literatura para a infância no panorama editorial
português. Através da apresentação prévia de uma pequena parte
do corpus a um determinado grupo de crianças, pretendemos
perceber o seu ponto de vista recetivo e crítico face aos livros
escolhidos.
Através de um estudo de caso e de uma metodologia de
análise qualitativa, a investigação toma como corpus as obras
distinguidas com o prémio máximo, com menções especiais e
recomendações do júri no Prémio Nacional de Ilustração, no
período temporal em estudo.
Na ótica da receção do público-alvo, as respostas analíticas
sobre a componente visual foram as mais notadas. Através de
uma abordagem analítica da componente pictórica, as crianças
identificaram sentimentos, abordaram questões de proporção
no que à anatomia diz respeito, aludiram à perspetiva, compararam
ilustrações referindo sentidos narrativos, conferiram à
cor diversos significados e identificaram vários registos e modos
de representação.
Da análise da vertente ilustrativa do corpus, salientamos o
crescente investimento nos elementos paratextuais, a contribuição
do designer para a comunicação significante, a multiplicação
de edições de tipo livro-álbum e a prevalência da técnica
de ilustração manual. Estas tendências e a evidente redução da
componente verbal em favor da ilustração traduzem o crescente
estatuto da ilustração dos livros de LIJ. In the context of children’s and young adult literature, illustrations, as well as the sequential reading of pages, contain a message. If, in the past, the role of the image in illustrated books was merely decorative, considered insignificant, today, like verbal language (oral or written), it is conceptually and semantically broad. From the analysis of the corpus, our objective is to understand the evolution of national illustration in the first decade of the 21st century and, consequently, to reflect on the importance of illustrated books in the innovation and expansion of the concept of illustration, in children’s literature, in the panorama of Portuguese publishing. Through the presentation of a small part of the corpus to a given group of children, the intention is to understand their response and critical point of view towards the chosen books. Using a case study approach and qualitative analysis methodology, the corpus contains books distinguished with the highest prize, special mentions and recommendations from the jury of the Portuguese National Illustration Prize, in the time frame researched. In terms of target audience response, the analytical answers about the visual component were the most observed. Through an analytical approach to the pictorial component, children identified feelings, addressed proportion issues with respect to the anatomy, alluded to perspective, compared illustrations referring to narrative meaning, gave different significances to colour, and identified several registers and modes of representation. Analysis of the illustrative part of the corpus leads us to highlight the increased investment in paratextual elements, the designer’s contribution to meaningful communication, the growing of the picturebook form, and the prevalence of handdrawn illustration technique. These tendencies, and the obvious reduction of the verbal component in favor of illustrations, translate the rising status of illustration in children’s and young adult literature in Portugal, during the decade under study. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38467 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gabriela Sotto Mayor Moura Santos.pdf | 48,7 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.pdf | 4,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |