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https://hdl.handle.net/1822/38423
Título: | Ensaios sobre a responsabilidade social corporativa e sua divulgação no setor portuário |
Autor(es): | Costa, Solange Maria dos Santos |
Orientador(es): | Rodrigues, Lúcia Lima Castelo Branco, Manuel Emílio Mota de Almeida |
Palavras-chave: | Setor portuário Teoria institucional Determinantes RSC e relato CSR and disclosure seaport sector Institutional theory Determinants |
Data: | 19-Jun-2015 |
Resumo(s): | A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o seu relato tornaram-se práticas habituais
nas grandes empresas. A investigação sobre tais práticas tornou-se também numa área em
franco crescimento na academia. Apesar disto, as reflexões sobre a RSC no setor portuário são
escassas abrindo portas à investigação. Por isso, apresentamos quatro ensaios que pretendem
colmatar esta lacuna.
O primeiro ensaio apresenta uma revisão de literatura sobre a RSC, explicando-a à luz da
Teoria Institucional. Esta revisão de literatura serve de apoio aos ensaios seguintes, adotando
uma abordagem crítica que expõe certas incoerências e contradições encontradas na literatura.
O segundo ensaio analisa as práticas de relato online da RSC no setor portuário europeu,
observando a extensão e o conteúdo da informação dedicada às matérias sociais e ambientais.
O estudo recorre a uma análise de conteúdo da informação sobre a RSC disponibilizada nas
páginas web de 186 portos europeus e testa a influência de três determinantes do relato da RSC
(dimensão, país de origem e adesão à iniciativa EcoPorts). Concluímos que estes três
determinantes são estatisticamente significativos.
O terceiro ensaio analisa a qualidade dos relatórios de sustentabilidade produzidos pelos
portos ibéricos e publicados na Internet. Este estudo recorre também à análise de conteúdo,
mas agora de um conjunto de 20 relatórios de RSC ibéricos, testando três determinantes do
relato da RSC, dimensão, desempenho económico e tipo de regulação a que os portos estão
sujeitos (voluntária versus obrigatória). Os resultados são discutidos à luz da Teoria Institucional
e revelam a influência da dimensão e do desempenho económico dos portos. Depois de
constatar que em Espanha a regulação do relato da RSC é imposta por lei (coerciva), enquanto
em Portugal a regulação é voluntária, observamos que a regulação coerciva revela maior poder
de homogeneização da qualidade dos relatórios de sustentabilidade. Importa, assim, distinguir
os diferentes tipos de regulação e o impacto que estes possam ter sobre o relato da RSC.
O quarto ensaio analisa o posicionamento dos gestores dos portos portugueses perante a
RSC, adotando o modelo de Oliver (1991) combinado com a perspetiva da RBV. Este estudo
segue uma abordagem qualitativa, recorrendo a três entrevistas semiestruturadas, bem como à
análise de notícias e vídeos difundidos na Internet. Os resultados apontam para estratégias de
aquiescência e compromisso dos gestores dos portos portugueses perante a RSC, observando-se
uma aceitação generalizada das pressões institucionais. Corporate Social Responsibility (CSR) and disclosure have become important for large corporations. These topics are also increasingly relevant in scholar research. Notwithstanding, there is a lack of studies on CSR in the seaport sector. Therefore, we present four essays that aim to close this gap. The first essay presents a literature review on CSR, using an institutional lens of analysis. Adopting a critical approach, some inconsistencies and contradictions in the literature are presented. This literature review is used as background for the other three essays. Using a content analysis, the second essay analyses the extent and content of social and environmental information disclosed on the websites of 186 European seaports. This essay aims to analyze the influence of three determinants of CSR reporting practices (size, country of origin and adherence to the EcoPorts initiative). The results reveal that the relationship between social and environmental disclosure and each of these variables is statistically significant. The third essay examines the quality of sustainability reports published on the Internet by 20 Iberian seaports. This study also uses content analysis, testing three determinants of CSR reporting practices, size, financial performance and type of regulation (hard versus soft law). Using an institutional lens of analysis, this study reveals the influence of size and financial performance of ports on the quality of such reports. After noting that Spanish regulation of CSR reporting is required by law (mandatory), while in Portugal is voluntary regulation, we observed that it is coercive regulation that has the greatest homogenization power of the quality of sustainability reports. Thus, it is always important to distinguish the different types of regulation and the different impact they may have on CSR reporting. The fourth essay, which relies on the institutional framework proposed by Oliver (1991) combined with RBV perspective, examines the strategic position of Portuguese ports managers regarding institutional pressures of CSR. Based on data collected in three interviews, videos and news published on the Internet, the essay adopts a qualitative approach. Empirical evidence suggests that Portuguese ports managers adopted acquiescence and compromise as strategic responses toward to institutional pressures. The results also suggests a widespread acceptance of institutional pressures due to legitimacy reasons. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Contabilidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38423 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | EEG - Teses de Doutoramento |
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