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https://hdl.handle.net/1822/38404
Título: | O jogo como potencializador da motivação para a aprendizagem: (des)envolvimento(s) através de um projeto curricular integrado |
Autor(es): | Rocha, Cristina Andreia Ferreira da |
Orientador(es): | Silva, Carlos M. |
Palavras-chave: | Jogo Motivação Ensino e aprendizagem Prática pedagógica Projeto curricular integrado Games Motivation Teaching and learning Practicum Integrated curriculum project |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta o projeto de investigação e intervenção pedagógica
desenvolvido com um grupo de crianças do 1.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, ao longo da Prática de Ensino Supervisionado II.
O objetivo principal do trabalho desenvolvido é aferir a influência que o jogo tem, como
ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, enquanto promotor da
motivação. Com este propósito, procuramos perceber o impacto causado pelo jogo naquele
grupo de alunos, qual o efeito provocado na motivação das crianças e na aprendizagem e, de
forma geral, a importância que pode ser dada ao jogo na prática pedagógica.
Neste sentido, optou-se pela abordagem metodológica de investigação-ação de natureza
qualitativa, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante,
complementada com os registos do professor (notas de campo), as produções/documentações
das crianças e, também, com os registos fotográficos e áudio.
Diversos autores reconhecem que o jogo constrói e aperfeiçoa gradualmente as estruturas
mentais das crianças e desenvolve as suas competências para a aprendizagem, ou seja,
desempenha um papel e um lugar especial no processo de ensino.
Em termos globais, não obstante as dificuldades encontradas, este trabalho permitiu-nos
constatar que o recurso ao jogo como ferramenta pedagógica originou que as crianças tivessem
uma aprendizagem mais significativa, ficando patente a sua importância como potencializador
da motivação para a aprendizagem. This report presents the research project and educational intervention developed with a group of children from 1st grade, along the Supervised Teaching Practice II. The main purpose of our study is to assess the influence of games, as a pedagogical tool, in the teaching and learning process, and if the use of games can actually increase motivation to learn. To this end, we studied the impact of games on that group of students, the effect caused on their motivation to learn and in their learning process and, in the end, the importance that games deserve in pedagogical practice. In this sense, we selected the qualitative methodological approach of investigation action, with the primary data collection instrument of participant observation, complemented with the teacher records (field notes) and children´s productions / documentation and also with photographic and audio records. Several authors recognize that the use of games builds and gradually perfects the mental structures of children and develops their learning skills. Also as a promoter of motivation, games play a special role in the teaching process. Overall, despite the difficulties encountered, this study allowed us to confirm that the use of games as a pedagogical tool originates a more meaningful learning. It also showed that it increases the motivation for learning. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38404 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Relatório-de-estágio-FINAL Andreia.pdf Acesso restrito! | 5,55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |