Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38333

TítuloA oralidade enquanto instrumento estruturante do pensamento da criança
Outro(s) título(s)Language as a tool of structural child thought
Autor(es)Monteiro, Adriana Filipa Barbosa
Orientador(es)Dias, Maria dos Anjos Flôr
Data2015
Resumo(s)O presente estudo foi desenvolvido ao longo da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada I, enquadrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, no Jardim de Infância do Centro Escolar Y. A investigação intitula-se “A Oralidade Enquanto Instrumento Estruturante do Pensamento da Criança”. Tem como objetivos principais: compreender os processos da oralidade no pré-escolar; identificar potenciais dificuldades de comunicação oral; facilitar e potenciar a interação verbal entre as crianças; pesquisar, selecionar e adequar estratégias de promoção de oralidade no grupo de crianças. Sendo o pré-escolar um ambiente propício ao desenvolvimento cognitivo, motor e emocional da criança, é neste contexto que ela dá largas à sua imaginação podendo usufruir de recursos que a irão ajudar a criar a sua própria personalidade. Neste sentido, podemos dizer que o ensino pré-escolar é por excelência, um tempo determinante no que concerne ao desenvolvimento da linguagem, em particular da linguagem oral. No projeto, definimos como opção metodológica a investigação- ação. Esta metodologia exige a reflexão e redirecionamento constante de toda a prática pedagógica. O educador reflexivo terá um papel fundamental na construção da aprendizagem da criança, mas também no seu próprio desempenho profissional. A investigação realizada evidenciou a importância do educador desenvolver dinâmicas e atividades de natureza interativa, capazes de promover o desenvolvimento da linguagem oral das crianças, em contexto do pré-escolar. Na perspetiva do desenvolvimento profissional este estudo ajudou ainda o professor/investigador a refletir sobre questões pedagógicas relacionadas com o desenvolvimento e estimulação da oralidade, acrescentando mais-valias e capacitação profissional para enfrentar com competência, as complexidades envolvidas no ato educativo. Este estudo pode entender-se também, como uma pequena contribuição de uma futura educadora para o alargamento do conhecimento sobre a realidade educativa do pré-escolar.
This study was developed along the course of a supervised teaching practicum in a Masters in Early Childhood Education and Basic Primary Education, in the Daycare Center at the Y School Center. The title of the study is “Language as a Tool of Structural Child Thought” The principal objectives are: to comprehend the processes of language in preschools; identifying potential difficulties in oral communication; facilitate and enhance the verbal interaction between children; search, select and adapt strategies to promote language within the group of children. Being the pre-school an environment propitious to cognitive, motor and emotional development of the child, and in that context he of his wide imagination and resources that will aid in developing his own personality. In this sense, we can say that the education in pre-schools is by far, a determiner in regards to language development, in particular oral language. In the report, we define the methodological option as investigation-action. This methodology requires reflection and constant redirection of all pedagogical practices. The reflective educator will have a key role in the construction of the child’s learning, but also in his own professional development. The research highlighted the importance of the educator to develop dynamic and naturally interactive activities capable of promoting oral language development of children, in the pre-school context. From the perspective of professional development this study helped the teacher/investigator to reflect on pedagogical issues related to the development and stimulation of language, adding more gains and professional training to face with competence, the complexities involved in the educational act. This study can also be understood as a small contribution of a future Educator for the enhancement of knowledge about the educational reality of pre-schools.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38333
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriana Filipa Barbosa Monteiro.pdf2,74 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID