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https://hdl.handle.net/1822/38178
Título: | O lúdico como estratégia de consolidação e revisão de conhecimentos na aula de Língua Estrangeira |
Autor(es): | Sousa, Natália Xavier de |
Orientador(es): | González Sánchez, Aránzazu |
Palavras-chave: | Lúdico Aprendizagem Consolidação Revisão Progressão Motivação Língua estrangeira Recreational activity Learning Consolidation Review Progression Motivation Foreign language |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório é o resultado de um trabalho de investigação realizado no âmbito do
estágio profissional do Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no
Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básicos e Secundários e tem como finalidade
ressaltar o contributo que o uso da componente lúdica proporciona, em contexto de sala de aula,
na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Partindo assim de uma reflexão histórica, e ainda da análise das diferentes correntes
metodológicas, comprovaremos que o lúdico se converte num valioso recurso didático que
possibilita não só a aquisição como também a revisão e consolidação dos conteúdos aprendidos,
e a prática das quatro destrezas linguísticas. Concomitantemente, demonstraremos que por
intermédio da sua utilização, conseguimos estabelecer, dentro da sala de aula um ambiente
descontraído, ameno, motivador, dinâmico, propicio ao favorecimento da aprendizagem.
O professor é, neste âmbito do jogo, e tal como recomenda a abordagem comunicativa pela qual
nos apoiamos, um facilitador de aprendizagens, um observador, um mediador e também um
avaliador que acompanha de uma forma direta e imediata em cada atividade lúdica desenvolvida
a progressão dos seus alunos, que não são mais do que os verdadeiros protagonistas desta
aventura. Envolver os aprendizes num processo dinâmico de ensino, fazendo com que eles
sejam autónomos e responsáveis pela sua própria aprendizagem, sendo capazes de
autoavaliarem-se é o grande desafio oferecido pela componente lúdica.
Cada atividade foi, assim, escrupulosamente pensada e adaptada aos interesses e
necessidades do grupo, e apoiou-se nos conteúdos programáticos visados na disciplina de
espanhol e literatura especializada, e ainda nos documentos orientadores para o ensino das
línguas, isto é, o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) e ainda o Plan Curricular del
Instituto Cervantes (PCIC). No final, concebemos ferramentas de recolha de informação com o
intuito de perceber o real impacto desta estratégia junto dos alunos e avaliar o nosso próprio
desempenho.
Em síntese, esta dissertação apresenta-se como um extenso trabalho de investigação,
que confirma, através dos resultados obtidos pelos agentes de todo o processo, que valeu a
pena investir nesta temática, que não sendo inovadora, motiva, incita e estimula os nossos
aprendizes. This report is the result of a research work carried out under the professional stage of the Master degree in “Teaching Portuguese in the Third cycle of Basic Education and Secondary Education and Spanish in the Basic Teachings and Secondary”, and aims to highlight the contribution that the use of recreational component provides, in the context of the classroom, to the learning of a foreign language. From a historical reflection, and also from the analysis of different methodological trends, we can see that the recreational activity becomes a valuable teaching resource that enables not only the acquisition but as well as the review and consolidation of learned content, and the practice of the four language skills. At the same time, we will demonstrate that through its use, we can establish, within the classroom a relaxed, pleasant, motivating, dynamic environment propitious to the facilitation of learning. The teacher is in this context of the game, and as recommended by the communicative approach in which we rely on, a facilitator of learning, an observer, a mediator and also an evaluator that accompanies directly and immediately each play activity developed by his students, who are the real key actors in this adventure. Involving the students in a dynamic teaching process, causing them to be autonomous and responsible for their own learning process, being able to make themselves an assessment is the challenge offered by the entertainment component. Each activity was scrupulously designed and adjusted to the interests and needs of the group, and leaned on the program contents covered in the discipline of Spanish and literature, and the guiding documents for language teaching: the Common European Framework of Reference (CEFR) and the Plan Curricular del Instituto Cervantes (PCIC). In the end, we designed data collection tools in order to realize the real impact of this strategy and assess our own performance. To sum, this work presents itself as an extensive research which confirms, through the results obtained by the agents of the whole process, it was worth investing in this subject, which although not innovative, still motivates, encourages and stimulates our apprentices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38178 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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