Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38177

TítuloO sentido espacial das crianças de 3 e 4 anos
Outro(s) título(s)The spatial sense of 3 and 4 year old children
Autor(es)Balinha, Ana Filipa Lemos
Orientador(es)Mamede, Ema
Palavras-chaveSentido espacial
Figuras geométricas
Perceção visual
Spatial sense
Geometric figures
Visual perception
Data2015
Resumo(s)Este relatório procura conhecer que sentido espacial possuem as crianças de 3 e 4 anos, através de algumas explorações para promover o desenvolvimento do mesmo. Além disso, pretende responder às questões: 1. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? 2. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 3. Que vocabulário específico da geometria aprendem estas crianças? Os participantes deste estudo, realizado numa Instituição Particular de Solidariedade Social no centro de Braga, foram 20 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 4 anos de idade. Tendo sida adotada uma metodologia de caráter qualitativo, com contornos de investigação ação, o projeto contempla 23 tarefas. Comecei por um Teste 1 que avaliava as competências das crianças ao nível do sentido espacial, nomeadamente, das noções espaciais – desenhos e mapas, propriedades das figuras geométricas e resolução de problemas com estas figuras. Seguiram-se momentos de intervenção, com tarefas organizadas em pequenos grupos, em grande grupo, individual e a pares sobre os tópicos mencionados. No final do projeto, a realização de um Teste 2 para cada um dos tópicos possibilitou a comparação com o Teste 1. A avaliação do projeto permite destacar como principais resultados a melhoria das capacidades das crianças, recorrendo a tarefas e materiais específicos. Verifiquei, ainda, que utilizam relações euclidianas nos seus desenhos, apesar da literatura considerar que nesta faixa etária elas estão ausentes. Ao nível da perceção visual, todas as crianças mostram possuir essas capacidades, nomeadamente: coordenação visual motora, perceção figura fundo, constância percetual, perceção da posição no espaço, relações espaciais, memória visual e discriminação visual. Também conseguem identificar propriedades das figuras geométricas, aprender vocabulário geométrico e podem incluir-se desde o nível I ao nível II proposto por Van Hiele, no entanto, algumas parecem ainda não ter atingido o nível I. As crianças apresentaram dificuldades na manipulação dos elásticos no geoplano e na passagem para o papel ponteado, por ser a primeira vez que lidaram com este tipo de tarefas e deveriam melhorar a sua motricidade fina. Assim, o sentido espacial parece poder ser promovido com tarefas específicas sobre as noções espaciais e figuras geométricas, desde que o trabalho das mesmas seja bem planificado, desafiante para as crianças e se utilizem os materiais adequados.
This report attempts to know which spatial sense do the 3 and 4 year old children possess, through some explorations to promote its development. Besides that, it intends to answer the following questions: 1. The spatial sense of children improves with the resource to specified activities? 2. How is characterised the special sense of children? 3. Which specific vocabulary of geometry do these children learn? The participants of this study, fulfilled in a Private Institution of Social Solidarity in the centre of Braga, were 20 children aged between 3 and 4 years old. Having been adopted a methodology of qualitative nature, with action research outlines, the project includes 23 tasks. I begin to make a Test 1, where I evaluated the children’s skills in terms of spatial effect, namely, the spatial notions - drawings and maps, geometric figures properties, problem solving with geometric figures. Followed by moments of intervention, with tasks organized in small groups, in a large group, individually and in pairs about the mentioned topics. At the end of the project, the execution of a Test 2 for each of the aforementioned topics enabled the comparison with Test 1. The project evaluation allows highlight as main results the children’s capabilities improvement, by using specific tasks and materials. I also verified that they use Euclidean relations in their drawings, although literature considers that at this age they are absent. In terms of visual perception, I concluded that all children show possessing these skills, namely: motor visual coordination, perception figure background, perceptual constancy, position perception in the space, spatial relationships, visual memory and visual discrimination. They also can identify geometric figures properties, learn geometric vocabulary and may be included from level I to level II proposed by Van Hiele, however, some seem not to have yet achieved the level I. The children presented difficulties in handling elastics in the Geoboards and in the transition to the dotted paper, because it was the first time they have dealt with this kind of tasks and should improve their fine motor skills. Thus, the spatial sense can apparently be promoted with specific tasks on spatial notions and geometric figures, provided that the work of the same is well planned, challenging for children and appropriate materials are used.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38177
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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