Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38168

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPrecioso, Josépor
dc.contributor.authorBraga, Joana Eduarda Gomes de Araújopor
dc.date.accessioned2015-11-13T11:20:52Z-
dc.date.available2015-11-13T11:20:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38168-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractO ensino das ciências preconiza, que se desenvolva nos alunos, capacidades de raciocínio, de pensamento crítico, de cooperação, de comunicação e organização de informação, assim como de adaptação de conhecimento (re)construído em sala de aula à resolução de problemas quotidianos. O desenvolvimento destas competências é inerente a uma perspetiva de ensino por ABRP. Todavia, a parca formação inicial e contínua de professores, existente ao nível da ABRP, aliada à utilização que estes fazem de manuais escolares que não preconizam/viabilizam a ABRP, conduz a que esta perspetiva de ensino seja pouco utilizada. Considerando o anteriormente referido e atendendo às caraterísticas do subtema “Ocupação antrópica e problemas de ordenamento” relativo às bacias hidrográficas e zonas de vertente, que por ser atual e frequentemente noticiado, nos meios de comunicação social motivam os alunos para o seu estudo, realizou-se a presente investigação. Esta integra dois estudos, e tinha como pretensão possibilitar o desenvolvimento, numa turma de 11º ano, não só, de conhecimentos concetuais como de outras competências recomendadas pelo programa e inerentes à ABRP. No primeiro estudo, através da implementação de duas grelhas de análise, pretendeu-se apurar a adequação do manual escolar adotado, pela escola secundária onde se desenvolveu este estudo, às recomendações do programa e a uma perspetiva de EOABRP. Para o segundo estudo recorreuse à implementação de dois questionários. Para aferirmos a evolução concetual dos alunos no subtema em estudo, advinda da implementação da metodologia de ABRP, foi aplicado um pré e pós-teste, assim como um questionário de opinião, com o objetivo de apurar a opinião dos alunos da turma relativamente a esta metodologia. Da análise realizada, verificamos que o manual escolar apesar de propor a resolução de problemas, não se enquadra numa perspetiva de EOABRP. Dos resultados obtidos para o segundo estudo, constatamos que inicialmente predominavam respostas incorretas e incompletas. Após o EOABRP verificou-se que os alunos detinham um conhecimento concetual melhor fundamentado e mais próximo do cientificamente aceite, tendo-se registado um ganho nas respostas cientificamente aceites, e um aumento das incompletas. A opinião dos alunos no que respeita à implementação desta metodologia à disciplina de Biologia e Geologia é favorável, reconhecendo-lhe a capacidade de aperfeiçoar competências.por
dc.description.abstractScience teaching aims at the development of students’ ability to analyse, think critically, cooperate, organize and communicate information while learning in classes, by solving problems. The development of these skills is intimately linked to a PBL teaching method. Nevertheless, the scarce offer of teacher training opportunities within PBL, as well as the use of coursebooks that either ignore or don’t even make this methodology feasible, might explain the almost complete absence of teaching methodologies, focused on this teaching approach. The fact that the specificities of the topic “Anthropic occupation and distribution issues” concerning hydrological basins and sloping areas, are now currently mentioned in the Media, contributes for the students’ growing awareness and interest on this issue. These were the main reasons for the current research that includes two types of studies. This research intends to enable a more consistent conceptual knowledge together with the development of other skills, included in the subject being studied, and by establishing a close connection with PBL. It was tested on a group of 11th grade students. The first study intended to check the relevance of the programmatic guidelines included in the coursebook and their adequacy to a teaching method based on a PBL approach. The result of the study were then inscribed in two grids, thus summing up the conclusions of the analysis. To what concerns the second study, the strategy chosen was the use of two questionnaires. The resource to a pre-test and a post-test, in order to evaluate students’ conceptual evolution about the topic. Additionally, the students were asked to answer a final questionnaire to make it possible to check students’ opinion and reaction to this approach. In the end, it was possible to draw a conclusion – although the coursebook includes the resolution of problems, it is not oriented for a PBL approach. When we analyse the initial results of the second study, the predominance of the number of incorrect and incomplete answers is quite evident. After the use of a teaching method based on a PBL approach, the results were significantly different: it is easily noticed that, in the end, the students had acquired fundamental conceptual knowledge which is closer to what is scientifically accepted. In fact, the rise in the number of scientifically acceptable answers, as well as incomplete ones, is easily observed. According to students’ testimonials, the use of PBL approach in Biology and Geology learning was quite positive and valuable, since it provided them with better skills and competences.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleA aprendizagem baseada na resolução de problemas na aprendizagem da Geologia: uma intervenção centrada no tópico "Ocupação antrópica e problemas de ordenamento"por
dc.title.alternativeProblem-based learning in Geology: an approach focused on the topic “Anthropic occupation and distribution issues”por
dc.typemasterThesispor
dc.identifier.tid201514010por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Eduarda Gomes de Araújo Braga.pdf2,66 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID