Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38163

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, César Augustopor
dc.contributor.authorSilva, Hugo Jorge Alves dapor
dc.date.accessioned2015-11-13T09:46:40Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/38163-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.description.abstractO documento em estudo tem como finalidades principais descrever todo o processo da prática pedagógica numa escola secundária do concelho de Viana do Castelo no ano letivo 2012/2013. O enquadramento contextual da prática de ensino supervisionada inicia-se com um enquadramento pessoal, onde reflito sobre a minha paixão pelo desporto e as minhas expectativas pessoais em relação ao estágio profissional, para de seguida se fazer um enquadramento institucional onde caraterizo a zona geográfica de Viana do Castelo, o meio escolar e o espaço periférico à escola. Posteriormente, e, tendo como base e foco principal o sucesso dos alunos na disciplina de educação física, organiza-se, estrutura-se e enuncia-se todo um vasto leque de estratégias e métodos, descritos na área de organização e gestão do ensino e da aprendizagem, relativamente à turma de 12º ano em que fui responsável pela sua lecionação. No que respeita à área de participação da escola e a relação com a comunidade, são abordados todos os eventos realizados e concebidos pelos professores estagiários, assim como, a sua colaboração nas atividades organizadas pelo departamento de educação física. A investigação e o desenvolvimento profissional do relatório de estágio foca-se num estudo sobre as competências motoras fundamentais na ginástica de solo, aparelhos e acrobática para alunos que cursam o 12º ano de escolaridade, procurando verificar se no final do seu percurso escolar estes alunos as dominam, tendo sempre como referência comparativa os programas oficiais da disciplina de educação física. A amostra de conveniência é constituída por vinte e dois alunos, (19 rapazes e 3 raparigas) com uma média de idades de dezassete anos. Os principais resultados apontam que 86% dos alunos não atingem as competências motoras fundamentais para o nível avançado de ginástica. Na ginástica de solo, 91% dos alunos não atingem as competências consideradas necessárias para o nível de sucesso, enquanto na ginástica de aparelhos, nenhum aluno consegue atingir o patamar mínimo de sucesso. Na ginástica acrobática a pares, 68% dos alunos não alcançam os níveis de sucesso definidos pelo programa nacional de educação física ao passo que na acrobática de trios se passou o inverso, ou seja, 73% conseguiram demonstrar níveis de competência motora aceitáveis para a fase de escolaridade em que se encontram. Ao comparar os resultados encontrados nas diferentes modalidades com a perceção dos alunos, verifica-se uma enorme discrepância entre eles, ou seja, um grande desfasamento entre o que os alunos pensam dominar e aquilo que verdadeiramente conseguem executar.por
dc.description.abstractThis document study's main purposes are to describe the whole process of teaching practice in a secondary school in the municipality of Viana do Castelo in the academic year of 2012/2013. The contextual framework of supervised teaching practice begins with a personal framing, where I reflect on my passion for sport and my personal expectations about the professional traineeship, followed by an institutional framework where I characterize the geographic area of Viana do Castelo, the middle school and its peripheral surrounding. Subsequently, focusing on the success of the students in physical education, a wide range of strategies and methods is enounced, organized, and structured and are described in the section of organization and management of teaching and learning, with regard to the grade 12 class for which I was responsible. Concerning the section of school participation and the relationship with the community, all the events designed by the trainee teachers are addressed, as well as the collaboration in the activities organized by the physical education department. The research and professional development training report focuses on a study of the fundamental motor skills in floor, acrobatic and equipment gymnastics for students enrolled in the 12th grade, in an attempt to attest if at the end of their schooling these students dominate them, always in comparison to the official syllabus of physical education. The sample is comprised by twenty-two students (19 boys and 3 girls), with an age range of 17. The main results conclude that 86% of the students didn’t achieve the fundamental motor skills for advanced gymnastics. In floor gymnastics, 91% of the pupils didn’t obtain the required skills necessary to be successful. In equipment gymnastics, no student obtained the minimum required successful skills. In paired acrobatic gymnastics, 68% of the students didn’t obtain the successful requirements defined by the national physical education syllabus, on the other hand, in trio acrobatic gymnastics, 73% of students demonstrated acceptable motor skills for their level of education. When comparing the results in the different gymnastics with students perceptions, the results illustrate a great discrepancy, in other words, there is a broad variance between what students think they master and what they can, in fact, perform.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectGinástica de solopor
dc.subjectGinástica de aparelhospor
dc.subjectGinástica acrobáticapor
dc.subjectPhysical educationpor
dc.subjectFloor gymnasticspor
dc.subjectEquipment gymnasticspor
dc.subjectAcrobatic gymnasticspor
dc.titleOs programas de educação física e o desempenho motor na ginástica: um estudo exploratório com alunos do 12º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesis-
dc.identifier.tid201513960por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação-
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Hugo Jorge Alves da Silva.pdf
Acesso restrito!
2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID