Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38159
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes | por |
dc.contributor.advisor | Mikus, Jaroslav | por |
dc.contributor.author | Esteves, Adriana Amélia Pombal Dantas | por |
dc.date.accessioned | 2015-11-13T08:45:14Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.date.submitted | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/38159 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música | por |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da unidade curricular Estágio Profissional, reporta ao Projeto de Intervenção Pedagógica implementado no ano letivo de 2013/2014 no Conservatório de Música de Barcelos, nos Grupos de Recrutamento M25-Violoncelo e M32-Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto, com a participação de três alunos do 4º grau em Regime Articulado. A Intervenção teve como objeto a implementação de estratégias criativas no ensino/aprendizagem da técnica do violoncelo, nomeadamente, escalas e estudos, procurando desse modo melhorar a motivação e desempenho nesse domínio. Nesse contexto, foram implementadas 9 atividades lúdicas e criativas, a saber: O que é uma escala?, Professor, dá licença?, Escala Partilhada, Canon, Eu controlo o meu arco, O sentido auditivo, transposição, Jogo de cartas- Triângulo de Escalas, Improvisação Rítmica, e Hoje sou o teu professor. A Intervenção foi avaliada através da aplicação de questionários, pré- e pós-intervenção, uma entrevista, gravações vídeo e reflexões das aulas dadas, tendo-se constatado nos alunos um aumento significativo da motivação para a prática dos conteúdos técnicos, um melhor desenvolvimento técnico-musical, e consequentemente, melhores resultados nas suas performances em sala de aula e em momentos de avaliação. | por |
dc.description.abstract | The present internship report, prepared as part of a Professional training course unit, reports to the Pedagogical Educational Plan, implemented in the 2013/2014 academic year at the Conservatório de Música de Barcelos, in the M25- Cello and M32- Voice and Instrumental sets; Orchestra; Chamber Music; Choir; Classification of group, with the participation of three students attending the forth degree in the articulated system of student attendance. The intervention aimed to implement creative strategies in the teaching/learning of cello technique, namely musical scales and etudes, seeking a way to improve motivation and performance in that domain. In this context, nine recreational activities were implemented, namely: What is a musical scale?, Teacher, May I?, Shared scale, Cannon, I control my bow, The auditory sense and the concept of transposition, Cards Game- Scale Triangle, Rhythmic improvisation, Today I am your teacher. This intervention was validated through the application of questionnaires, pre and post intervention, an interview, pre-intervention, as well as video recordings and reflections about all the lessons given, and it was found a significant increasing motivation in the practice of technical contents, thus obtaining a better technical-musical development and, consequently, reaching better results in their performances in the classroom and in the moments of evaluation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.subject | Processo criativo | por |
dc.subject | Estratégias criativas | por |
dc.subject | Ensino de música | por |
dc.subject | Conteúdos técnicos | por |
dc.subject | Violoncelo | por |
dc.subject | Creative process | por |
dc.subject | Creative strategies | por |
dc.subject | Music teaching | por |
dc.subject | Technical contents | por |
dc.subject | Cello | por |
dc.title | Os processos criativos na aprendizagem da técnica do violoncelo no ensino vocacional de música | por |
dc.type | masterThesis | - |
dc.identifier.tid | 201515008 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | - |
dc.subject.fos | Humanidades::Artes | - |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Adriana Dantas.pdf Acesso restrito! | 2,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |