Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38147

TítuloFatores de sucesso e dificuldades das spin-offs empresariais: o caso das agências de mediação de seguros
Autor(es)Amaral, Mónica Filipa Correia
Orientador(es)Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveSpin-off empresarial
Motivações
Fatores de sucesso
Dificuldades
Corporate spin-off
Motivations
Success factors
Difficulties
Data2015
Resumo(s)Criar um negócio de sucesso não é tarefa fácil. A competição global, a livre informação e os fluxos financeiros, aliados aos sistemas interligados de regulamentação criam uma rápida mudança e muitas incertezas nos mercados. Tal ambiente promove uma mudança organizacional e cria, em certos casos, comportamentos de sucesso que se distinguem do padrão comum. As spin-offs empresariais são um desses casos. Estas dizem respeito a novas empresas criadas a partir de uma organização, com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço. Os objetivos desta dissertação centram-se essencialmente em quatro pontos: compreender as motivações (do empreendedor e da empresa-mãe) que levam à criação e desenvolvimento de uma spin-off empresarial; identificar e analisar os fatores, internos e externos, que contribuem para o sucesso de uma spin-off, na perspetiva do empreendedor; compreender de que forma é que cada um dos nove blocos do Modelo Canvas contribui para o sucesso de uma empresa e a sua importância relativa; identificar e analisar as dificuldades sentidas pelos empreendedores antes e após a criação da spin-off empresarial. O estudo do tema apresentado será realizado recorrendo a uma abordagem qualitativa já que esta é a que se adequa aos objetivos que o investigador se propôs estudar. Os procedimentos de pesquisa de dados adotados são as entrevistas em profundidade. A evidência demonstra que são vários os fatores que influenciam o sucesso de uma spin-off, nomeadamente a experiência e conhecimento do principal responsável, a autonomia face à empresa-mãe (fatores internos), as infraestruturas tangíveis e intangíveis, o acesso a conhecimento e inovação (fatores externos). As principais dificuldades apontadas antes da criação da spin-off dizem respeito à escassez de recursos financeiros, falta de mão-de-obra qualificada, entre outras. Relativamente às dificuldades sentidas após a criação da spin-off, os problemas entre sócios e a falta de conhecimentos de gestão são alguns exemplos.
Creating a successful business is no easy task. Global competition, free information and financial flows, combined with interconnected regulation systems create a quick change and a lot of uncertainty in the markets. This environment promotes an organizational change and creates, in certain cases, success behaviors that are distinguished from common standard. Corporate spin-offs are a case in point. These relate to new companies created from an organization in order to explore a new product or service. The objectives of this paper are mainly focused on four points: to understand the motivations (the entrepreneur and parent company) leading to the creation and development of a corporate spin-off; identify and analyze the factors, internal and external, that contribute to the success of a spin-off in the entrepreneurial perspective; understand how it is that each of the nine blocks Model Canvas contributes to the success of a company and their relative importance; identify and analyze the difficulties faced by entrepreneurs before and after the creation of spin-off business. The theme of the study presented will be conducted using a qualitative approach as this is the one that fits the goals that the researcher has proposed study. The adopted data research procedures are in-depth interviews. Evidence shows that there are several factors that influence the success of a spin-off, including the experience and knowledge of the principal, the autonomy to that parent company (internal factors), the tangible and intangible infrastructure, access to knowledge and innovation (external factors). The main difficulties pointed out before the creation of spin-off concern the lack of financial resources, lack of labor, skilled labor, among others. With regard to difficulties experienced after the creation of spinoff, the problems between partners and lack of management skills are some examples.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38147
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
iMARKE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mónica Filipa Correia Amaral.pdf2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID