Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38143

TítuloA educação para a saúde em meio escolar como veículo construtor para a mudança de comportamentos alimentares
Autor(es)Mendes, Joana Rita Rodrigues
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Anastácio, Zélia
Palavras-chaveInvestigação - ação
Educação alimentar
Aprendizagens significativas
Formação holística
Research-action
Nutrition education
Meaningful teachings
Holistic training
Data2015
Resumo(s)No relatório aqui apresentado expõe-se um projeto de investigação e de intervenção pedagógica desenvolvido com uma turma de 27 alunos, do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguindo a metodologia da investigação-ação. Com recurso a esta metodologia articulou-se, de uma forma concisa e científica, a EA com as diferentes áreas do saber indo ao encontro do programa curricular do 1.º Ciclo. A intervenção teve como intenção principal contribuir para o estudo e respetiva mudança de comportamentos e preferências alimentares deste grupo de crianças. Para o efeito, procedeu-se à organização da investigação em 3 fases distintas: diagnóstico, ação e avaliação. Inicialmente fez-se uma recolha de informação sobre os lanches da manhã e da tarde (sendo esta uma análise diária permanente), assim como as refeições realizadas na cantina, de modo a conhecer os hábitos alimentares da turma. Nesse sentido, foram ainda aplicados dois questionários às crianças, intitulados “Hábitos Alimentares” e “Roda dos Alimentos”, antes e após a intervenção. Já na ação propriamente dita, desenvolveram-se diversas estratégias concretas que pretendiam estimular o envolvimento completo das crianças nos processos da sua aprendizagem. Uma vez analisado o contexto, identificada a questão orientadora do estudo e desenvolvida a intervenção, procedeu-se à fase de avaliação dos resultados qualitativos e quantitativos obtidos durante a ação pedagógica. Estes resultados traduziram-se, de um modo geral, numa ampliação de conhecimentos relativos à realização de práticas alimentares saudáveis e, posteriormente, à mudança das suas atitudes comportamentais. Registou-se um aumento significativo do consumo de fruta e da redução de produtos com alto teor de açúcar e gordura. Do ponto de vista empírico, este projeto de investigação foi definitivamente produtivo. Isto porque permitiu trabalhar a área da alimentação, sob uma perspectiva interdisciplinar e integrada, o que contribuiu assim para aperfeiçoar o meu desempenho como profissional docente. O mesmo proporcionou igualmente aprendizagens significativas, dinamizadoras e de valorização pessoal nas crianças, tencionando deste modo uma preservação do bem-estar e a formação holística das mesmas.
This report exposes a pedagogical intervention and research project developed with a class of 27 3rd grade students of the 1st Cycle of Basic Education, following a research-action methodology. This methodology allowed for a succinct and scientific articulation of Nutrition Education with the different learning areas, hence complying with the 1st Cycle curriculum. The intervention focused mainly on contributing to the study and subsequently changing the food preferences and behaviours within this group of children. For the purpose, the research was organized in three distinct phases: diagnosis, action and evaluation. Initially data was collected on the morning and afternoon snacks (a daily permanent analysis) as well as on the meals had at the school cafeteria, in order to know the eating habits of the class. In this sense, the children were asked to answer two questionnaires entitled “Eating Habits” and “Food Wheel”, before and after the intervention. In the action phase several strategies were developed with the intention of stimulating the full engagement of the children in their own learning processes. Upon analysis of the context, identification of the guiding question for the study and development of the intervention came the time for evaluating the results obtained during the pedagogical action, both on a quality and on a quantity base. In general, these results reflected an increased knowledge regarding healthy eating practices and, subsequently, a change in their behavioural attitudes. There was likewise a significant increase in fruit consumption and a reduction in products with high level of sugar and fat. From an empirical point of view, this research project was definitely productive. It allowed for working the nutrition area from an interdisciplinary and integrated approach, thereby contributing to improve my professional performance as a teacher. Additionally, the project provided meaningful, motivating and self-worth teachings for the children, thus leading to the preservation of their well-being and holistic training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38143
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joana Rita Rodrigues Mendes.pdf12,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID