Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38141
Título: | Crescer com valores é valorizar-se |
Outro(s) título(s): | Grandir avec des valeurs c’est se valoriser |
Autor(es): | Gonçalves, Mélodie Saraiva |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Valores Formação pessoal e social Valeurs Formation socio-éducative |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Através da observação das crianças e dos seus comportamentos, denotou-se
que estas necessitavam de ajuda para desenvolver, entre outras coisas, o respeito pelo outro, a
aceitação das diferenças, a cooperação, a partilha, mas também, de apoio para entenderem quais
são os comportamentos que devem ou não devem ter para com o outro. No entanto, crescendo
com valores, as crianças não só adquirem comportamentos que lhes permitem viver em
sociedade, como também estarão a valorizar-se a elas próprias. Isto porque, o comportamento
que tiverem com a sociedade determinará o comportamento que “receberão” desta, daí o título,
“Crescer com valores é valorizar-se”. Por outras palavras, se uma criança respeitar o outro, aceitar
a sua diferença e partilhar, esta irá muito provavelmente “receber” o mesmo que acabou de
transmitir. Posto isto, durante este estágio, procurou-se perceber de que forma a educação para
os valores é importante mas também perceber de que modo a Formação Pessoal e Social e o
Desenvolvimento Pessoal e Social contribuem para o desenvolvimento de valores nas crianças.
Por outro lado, tentou-se compreender se, a vivência de valores, iria permitir alterar os
comportamentos ditos “inadequados”. O projeto de intervenção que resulta neste relatório revestese
de caraterísticas da metodologia de investigação-ação, dado que o seu objetivo é fazer-nos
refletir acerca da nossa ação mas também levar-nos a aperfeiçoá-las para, deste modo, melhorar
as oportunidades de aprendizagem das crianças. Após aperfeiçoar as ações realizadas, avaliou-se
os seus resultados e o seu impacto no comportamento das crianças. No final da prática, em ambas
as valências, as crianças tinham alterado os seus comportamentos, aceitando as diferenças,
respeitando o outro e cooperando em ações do seu dia-a-dia. Em suma, ao proporcionar às
crianças a vivência de valores, iremos contribuir para que elas se tornem cidadãos ativos, com
pensamento crítico, responsáveis, solidários e que sejam capazes de respeitar e aceitar o outro. A travers l’observation des enfants et de leurs comportements, il en ressort que ceux-ci ont besoin d’aide pour développer, entre autres, le respect aux autres, l’acceptation des différences, la coopération, le partage, mais aussi, le soutien pour comprendre quels sont les comportements qu’ils doivent ou non avoir envers les autres. Cependant, en grandissant avec des valeurs, les enfants, non seulement acquièrent des comportements qui leur permettent de vivre en société, mais aussi ils seront amènes de se valoriser eux-mêmes. Tout cela parce que le comportement qu’ils auront reçu de la société, déterminera le comportement qu’ils “recevront” de celle-ci, d’où le titre: “Grandir avec des valeurs c’est se valoriser”. En d’autres mots, si un enfant respecte l’autre, accepte sa différence et partage, celui-ci ira très probablement “recevoir” la même chose qu’il vient de transmettre. À partir de cela, pendant ce stage, nous avons recherché à comprendre de quelle manière l’éducation des valeurs est importante, mais aussi comprendre de quelle manière la Formation Personnelle et Sociale et le Développement Personnel et Social contribuent au développement de valeurs chez les enfants. D’un autre côté, nous avons tenté de comprendre si, l’expérienciation des valeurs, permettrait d’altérer les comportements dits “inadéquats”. Le rapport qui résulte de ce projet d’intervention présente des caractéristiques de la méthodologie de l’investigation-action, sachant que son objectif est de nous faire réfléchir sur notre action mais aussi nous amener à la perfectionner pour, de cette manière, améliorer les opportunités d’apprentissage des enfants. Après le perfectionnement des actions réalisées, les résultats ont été validés ainsi que son impact sur le comportement des enfants. A la fin du stage, les enfants avaient modifié leurs comportements, acceptant les différences, respectant l’autre et coopérant dans les actions du quotidien. En résumé, en procurant aux enfants l’expérience de valeurs, nous contribuerons à ce qu’ils deviennent des citoyens actifs, dotés d’un esprit critique, responsables, solidaires, et qu’ils soient capables de respecter et accepter l’autre. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38141 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Mélodie G.pdf Acesso restrito! | 3,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |