Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/38135
Título: | Da comunidade e das famílias aos espaços de jogo na sala |
Outro(s) título(s): | Going from the community and families, to the play-based learning environments |
Autor(es): | Pereira, Diana Filipa da Cruz |
Orientador(es): | Vieira, Fátima |
Palavras-chave: | Educação de infância Aprendizagem Famílias Comunidade Education of childhood Learning Families Community |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório enquadra-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado
em Educação Pré-Escolar, nos contextos de Creche e Pré-Escolar.
O projeto de intervenção denominado: “Da Comunidade e das Famílias aos “Espaços” de Jogo
na Sala” surgiu da necessidade de aproximar a comunidade à vivência das crianças no centro de
estágio e de assumir esta aproximação como uma mais-valia para aprendizagem das crianças
Assim, a intervenção realizada visou levar as crianças a conhecer a comunidade envolvente, a
ampliar o leque de experiências e de conhecimentos e melhorar o espaço de aprendizagem envolvendo
as famílias e outros recursos da comunidade.
As estratégias de intervenção estiveram centradas nas saídas e visitas ao exterior e na
dinamização de actividades que envolveram a comunidade e as famílias das crianças no
enriquecimento da sua experiência educativa.
O trajeto percorrido revelou-se positivo para as crianças, para os educadores e para o contexto
de estágio pondo em evidência a importância de assumir a ligação à comunidade envolvente e às
famílias como estratégia para promover os interesses e as aprendizagens das crianças, favorecer o seu
sentido de pertença e legitimar o valor da participação de vários atores na sua educação. The present report fits in the framework of the Practice of Teaching Supervised the Master in Pre- School Education, in contexts of Nursery and Pre-School. The intervention project is intituled: "Going from the Community and Families, to the play-based learning environments", came from the need of involving the community into the experiences of children in the centre of stage, and to take this approach as an added value for the educational process of children. As so, the intervention carried out aimed at taking the children to know the surrounding community, to broaden the range of experience and knowledge and improve the learning space involving families and other community resources. The intervention strategies were focused on outputs and visits abroad and in fostering activities involving the community and the families of children in order to enrich their educational experience. The pathway taken was positive for the children, for educators and for the stage of context highlighting the importance of the connection to the local community and to the families, as a strategy to promote the interests and the learning process of children, promote their sense of belonging and legitimise the value of participation of various actors in their education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38135 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório versão final.pdf | 5,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |