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https://hdl.handle.net/1822/38116
Título: | O "Check-up" do conhecimento: aprender e avaliar |
Outro(s) título(s): | Check-Up: learn and evaluate |
Autor(es): | Félix, Carla Isabel Magalhães |
Orientador(es): | Carvalho, Maria de Lurdes Dias de |
Palavras-chave: | Currículo Avaliação Investigação Reflexão Autoavaliação Heteroavaliação Curriculum Evaluation Investigation Reflexion Self-evaluation |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O projeto “Check-Up” do conhecimento: aprender e avaliar pretende construir
conhecimentos profissionais ancorados numa metodologia de investigação-ação tendo como ponto
de partida uma perspetiva construtivista e crítica do currículo em que a construção da identidade
profissional se sustenta na tríplice investigação, reflexão e decisão sobre o processo de ensino e
de aprendizagem. Tem como intuito mostrar, a nível educacional, que a participação ativa dos
alunos no processo de avaliação é de todo importante e necessária, já que a avaliação em si é um
processo autêntico, contínuo e sistemático.
Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, na
qual percebi que seria importante e enriquecedor para o aluno, a construção de um projeto que
envolvesse os critérios responsabilidade, autonomia, cooperação e que simultaneamente
fomentasse a sua capacidade cognitiva, ajudando-o a construir diferentes estratégias de avaliação
e participando na criação de diferentes visões e perspetivas da realidade.
Torna-se relevante referir que, no presente relatório, o que se pretendeu não foi que os
alunos avaliassem os seus conhecimentos em torno dos conteúdos das diversas áreas
curriculares, mas que construíssem conceitos que os possibilitasse avaliar os conhecimentos que
foram construídos durante o processo de avaliação. Além disso, pretendia-se desmistificar a
avaliação como prática momentânea, quantitativa e de inteira responsabilidade do profissional de
educação, na qual os alunos eram meros agentes passivos.
Tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios do aluno foram-se adotando
diferentes estratégias, entre as quais diferentes instrumentos e práticas de auto e heteroavaliação
(em pares, individual, em pequeno ou grande grupo) para que os alunos desenvolvessem uma
atitude crítica e reflexiva. Para tal, promoveram-se momentos de aprendizagem contextualizados
e significativos para o desenvolvimento do aluno por meio de práticas criativas em que o aluno e
a sua voz são elementos fulcrais tornando progressivamente superior a qualidade do processo de
ensino e de aprendizagem.
Os resultados obtidos demonstram que é possível e benéfico envolver o aluno no processo
de avaliação, que é pertinente averiguar e construir critérios de avaliação com os alunos sobre as
suas competências e as dos colegas através de diferentes estratégias. Todo este processo ajudou
os alunos a desenvolverem capacidades cognitivas e metacognitivas, particularmente de auto e
heteroreflexão, competências essas importantes para a formação do aluno como cidadão. The project “Check-Up: learn and evaluate aims to construct professional knowledge attached to an investigation-action methodology having as a start point a constructive and critical perspective where the active participation of pupils in the evaluation process as an authentic, continuous and systematic process will be analysed. This project was developed in 4th grade Primary School class, in which I understood that it would be important for the pupil the construction of a project that would involve responsibility criteria, autonomy, cooperation and simultaneously that would promote his cognitive capacity, helping them to build different evaluation strategies and participating in the creation of other visions and perspectives of reality. In this report, it was not intended for pupils to evaluate their knowledge around contents of the various curricular areas, but to build concepts that would allow them to evaluate knowledge that was built through the evaluation process. Besides, it was intended to demystify the evaluation as a momentary, quantitative practice and on the entire responsibility of the professional educator, in which the pupils were just passive agents. Having as a start point the previous knowledge of the pupil, different strategies were adopted, including different instruments and practices of self evaluation and the evaluation of others (in pairs, alone, in a small or big group), in order to develop a critical and reflexive attitude in the student. For this, contextualised learning moments were promoted, in which the pupil and their voice is a very important element which makes a progressive superior quality in the learning and teaching process. The results obtained show that is possible and beneficial to involve the pupil in the evaluation process, which is important to ascertain and build evaluation criteria with pupils about their skills so as the skills of their colleagues through different strategies. All this process helped the pupils develop cognitive capacities, particularly of self reflexion and the reflexion among others, important skills for the formation of the pupil as a citizen. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/38116 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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