Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/37985

TítuloFatores de influência da coordenação motora em crianças dos 9 aos 14 anos de idade
Outro(s) título(s)Factors of influence on motor coordination of children from 9 to 14 years of age
Autor(es)Santos, João Paulo Saraiva dos
Orientador(es)Lopes, Luís Carlos Oliveira
Data2014
Resumo(s)No seio das sociedades industrializadas, a importância que se atribui aos níveis de atividade física das populações é cada vez maior. Na infância e na adolescência, níveis elevados de competência motora corresponderão a um maior repertório motor, promovendo o envolvimento em várias atividades físicas, desportos e jogos. No entanto, existe uma relação dinâmica recíproca e de desenvolvimento entre a competência motora e a atividade física, cuja influência de alguns fatores intrínsecos e extrínsecos à própria criança podem interferir nesta relação, nomeadamente sobre o seu nível de coordenação motora, podendo a sua expressão assumir uma variabilidade relativa em função do género, da idade, da composição corporal, da aptidão física e/ou do estatuto socioeconómico. As questões acima levantadas alicerçam os objetivos deste trabalho: avaliar os três fatores (coordenação motora, composição corporal e aptidão física) subjacentes a um profícuo desenvolvimento motor em crianças, atendendo aos padrões normativos em função do género e da idade; e observar em que medida alguns fatores intrínsecos (género, idade, composição corporal e aptidão física) e extrínsecos (estatuto socioeconómico) podem influenciar a coordenação motora desta população. A amostra foi constituída por 738 crianças, dos quais 400 rapazes (54%) e 338 raparigas (46%), com idades compreendidas entre os 9 e os 14 anos, provenientes de escolas situadas na zona Norte de Portugal. Os resultados revelaram que uma percentagem elevada da amostra revelou um nível de coordenação motora abaixo do limiar de normalidade atendendo à sua idade e que a coordenação motora da amostra em estudo foi influenciada por fatores biológicos, como o género, a composição corporal e a aptidão, e ambientais, como o estatuto socioeconómico. Entre todos os fatores em análise, a composição corporal e a aptidão física foram os fatores que revelaram maior influência sobre a coordenação motora.
Within industrialized societies, the importance attached to the physical activity levels of populations is increasing. In childhood and adolescence, high levels of motor competence correspond to a larger motor repertoire, promoting involvement in various physical activities, sports and games. However, there is a reciprocal and dynamic developing relationship between motor competence and physical activity, whose influence of some intrinsic and extrinsic factors to the child itself can interfere in this relationship, including its level of motor coordination, and may take its expression one relative variability by gender, age, body composition, physical fitness and and/or socioeconomic status. The issues raised above underpin the objectives of this study: evaluate the three factors (motor coordination, body composition and physical fitness) underlying a fruitful motor development on children, given the normative patterns by gender and age and (2) to observe the extent to which some intrinsic factors (gender, age, body composition and physical fitness) and extrinsic (socioeconomic status) may influence the coordination of this population. The sample consisted of 738 children, including 400 boys (54%) and 338 girls (46%), aged between 9 and 14 years, from schools located in the northern region of Portugal. The results revealed that a significant percentage of the sample showed a level of coordination below the threshold of normality given its age and the coordination of the sample was influenced by biological factors, such as gender, body composition and physical fitness, and environmental, as socioeconomic status. Among all the factors in the analysis, body composition and physical fitness were the factors that showed the greatest influence on motor coordination.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/37985
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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