Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37933
Título: | Aprendizagem contextual: impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de música |
Outro(s) título(s): | Contextual learning: motivational impact of extracurricular musical activities in Guitar students of a Conservatory of music |
Autor(es): | Ferreira, Marco Paulo Duarte |
Orientador(es): | Barceló, Ricardo Lopes, José Mesquita |
Palavras-chave: | Atividades musicais extracurriculares Motivação escolar Sucesso escolar Guitarra clássica Extracurricular music activities School motivation School success Classical guitar |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Este estudo pretende contribuir para a identificação de fatores que permitam melhorar a
motivação escolar assim como o sucesso escolar. Portanto, o presente trabalho pretende
investigar sobre os resultados da participação de alunos em atividades musicais
extracurriculares, como ferramenta motivacional no estudo da guitarra, inserido no ensino
vocacional de música.
Esta temática já tem sido estudada por vários autores em diversos contextos, em que,
na maior partes dos casos, foram obtidos resultados consideravelmente positivos. Alguns
estudos têm revelado que a participação de alunos em atividades extracurriculares aumenta a
sua motivação e, em certos casos, também o sucesso escolar.
Para este estudo, participaram 16 alunos de guitarra de um Conservatório de música.
Durante um ano letivo, foram desenvolvidas atividades musicais extracurriculares para os alunos
referidos. Verificou-se que, de certa forma, alguns alunos apresentam comportamentos
motivacionais mais elevados, embora em diferentes níveis, após terem realizado as atividades
mencionadas. Em certos casos, o sucesso escolar aumentou, bem como a própria vontade de
progredir no estudo na guitarra num nível superior. This study contributes to the identification of factors that allows improving school motivation as well school success. Therefore, the present work investigates the student development on extracurricular music activities, as well a motivational tool in guitar studies inserted in vocational music teaching. This theme has already been studied by many authors in several contexts, in which, in several cases, the results were very positives. Some studies have revealed that the student participation in extracurricular activities, increases self-motivation and, in certain cases, the school success. For this study, 16 guitar students from the music school participated. During a school year, the extracurricular music activities of the students were developed. It was confirmed that, in a certain way, some of the students, show more motivational behavior, although in different levels, after performing the mentioned activities. In certain cases, the school success increases, as well the own will to progress in the guitar studies in a superior level. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37933 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marco Paulo Duarte Ferreira.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos(Videos).zip | 2,6 GB | Unknown | Ver/Abrir |