Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37889
Título: | O papel da sequencialidade nas aprendizagens musicais no jardim-de-infância e na creche |
Autor(es): | Ferreira, Alexandra Isabel da Cunha Silva |
Orientador(es): | Pacheco, António |
Palavras-chave: | Matemática Música Creche Jardim-de-infância Mathematic Music Day-care Kindergarden |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Na base de uma metodologia de investigação-ação, o presente relatório surge como
consequência do projeto desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada, nas valências
de Jardim-de-Infância e de Creche, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar da
Universidade do Minho. Neste sentido, durante a implementação do meu projeto recorri a
diversificados instrumentos de recolha de dados, tais como, o diário de bordo, a entrevista,
registos fotográfico, gravações áudio e ainda a grelhas de observação.
A metodologia de ensino utilizada centrou-se na abordagem High/Scope, onde as crianças
constroem uma compreensão própria do mundo através do envolvimento ativo. Neste sentido,
após a observação do contexto, foram desenvolvidas atividades tendo como principais objetivos:
a identificação de paralelos conceptuais entre a sequencialidade nas aprendizagens musicais e
na aprendizagem matemática; o desenvolvimento da perceção auditiva e musical; avaliação do
impacto das atividades interdisciplinares com a música e a matemática.
No âmbito do presente relatório intitulado O Papel da Sequencialidade nas Aprendizagens
Musicais no Jardim-de-Infância e na Creche, foram implementadas atividades que ligaram alguns
elementos da música, nomeadamente, o ritmo, o andamento e o timbre, com conteúdos da
matemática, nomeadamente os padrões, o tempo e o espaço. Todas as atividades despertaram
nas crianças curiosidade e motivação para aprenderem mais sobre o tema e durante as mesmas
todas as crianças mostraram-se participativas e empenhadas o que reflete que o projeto foi bem
sucedido em ambas as valências. With a basis on a research-action methodology, the present report is a result of the project developed during Supervised Teaching Practice, in the areas of Kindergarden and Day Care, in the scope of the Masters of Pre-scholar Education in University of Minho. Therefore, during the project implementation I resorted to a variety of instruments to collect data, such as the logbook, the interview, photographic records, audio records and observation grids. The used teaching methodology was centered in a High/Scope approach, where the children raise their own comprehension of the world through active involvement. Thus, after the context observation, activities were developed with the following main objectives: the identification of the conceptual parallels between the musical learning process and mathematical learning process; the development of auditory and musical perception; evaluation of the impact caused by interdisciplinary activities with music and mathematic. In the scope of the present report named The Role of the Musical Learning Process in Kindergarden and Day-Care, activities were implemented that connected some musical elementals, namely, the rhythm, the tempo and the timbre, with mathematical content, such as, patterns, the time and the space. The children showed curiosity and motivation during all the activities and participated in those activities with great commitment, which showed that the project was successful in both areas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37889 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alexandra Isabel da Cunha Silva Ferreira.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 189,98 kB | Unknown | Ver/Abrir |