Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37819
Título: | Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação |
Outro(s) título(s): | Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons |
Autor(es): | Sousa, Tiago Morais Ribeiro de |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Criatividade Improvisação Tonalismo Gramática tonal Guitarra clássica Ensino especializado Creativity Improvisation Tonality Tonal grammar Classical guitar Specialized teaching |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | As competências funcionais relacionadas com a apropriação da gramática tonal
são reconhecidas pelos autores de referência da pedagogia musical como decisivas na
formação de um músico.
Neste sentido, o presente trabalho pretende ser um contributo à investigação das
vantagens e desvantagens da inclusão de novos elementos de carácter criativo no âmbito
da aula de instrumento no ensino especializado da música que visem desenvolver tais
competências.
Para tal efeito, elaborou-se um programa de introdução à prática da
improvisação rítmico-tonal constituído por dezasseis pequenas atividades que se
pudessem incluir, como complemento ao currículo atual, no âmbito das aulas de
guitarra clássica.
Este conjunto de atividades tem como objetivo, por um lado, aprofundar o
programa curricular atual segundo outras perspetivas e, por outro, desenvolver o estudo,
a familiaridade e a apropriação da gramática tonal.
Os resultados obtidos indicam que o programa de atividades aqui proposto se
adequa satisfatoriamente à estrutura curricular da aula de guitarra clássica e que pode,
de facto, servir como forma de desenvolvimento das competências referidas. Functional competencies related with the appropriation of tonal grammar are acknowledged by major authors in musical pedagogy as decisive in the training of any musician. As such, the present work is intended as a contribution to the research into the advantages and disadvantages of introducing new elements of a creative nature into instrument classes in the context of specialized music education, elements aimed at the development of such skills. For this purpose, an introductory program to the practice of tonal-rhythmic improvisation was devised, consisting of sixteen small activities that could be added to the current curriculum, in the context of classical guitar lessons. This set of activities aims, firstly, to enrich the current curriculum with a widening perspective, and secondly, to improve the study and mastery of tonal grammar. The end results suggest that the program of activities proposed here is suited to the curriculum of classical guitar class and can indeed serve as a means of developing the abovementioned skills. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37819 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Morais Ribeiro de Sousa.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Gravacoes_atividades.zip | 74,58 MB | Unknown | Ver/Abrir |