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https://hdl.handle.net/1822/37783
Título: | Análise de discurso e metodologia visual: significados do amor para crianças portuguesas |
Outro(s) título(s): | Discourse analysis and visual methodology: meanings of love for Portuguese children |
Autor(es): | Gomes, Júlio Cruz, Judite Zamith Anastácio, Zélia Fernandes, Rita |
Palavras-chave: | Amor Crianças Género Pictograma Discurso Love Children Genre Pictogram Discourse |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O objetivo do Estudo de Caso sobre narrativas
gráficas é introduzir a investigação qualitativa psicossocial na
imagética e na entrevista semiestruturada e individual, o que
permite explorar potencialidades da metodologia visual [1] e
análise crítica do discurso [2]. Na temática amores de infância,
foram abordadas facetas do amor real/imaginado, visualmente
representado e debatido, por 33 meninas e 22 meninos, de 5-12
anos, oriundos de meio (semi)rural português. Nos diálogos sobre
os pictogramas de “pares”, os pequenos evitaram representar-se
nas interações, discriminado o estereótipo de género. Os casais
desenhados “não familiares” se gostavam muito, unidos por
“amizade” e/ou “amor-paixão”, definidos como “namorados”.
Debateram-se significados do amor «tipo amigos [e] a dar
beijinhos na boca», em que foram as raparigas a desenhar o
beijar e eles a ousar falar disso. The objective of the Case Study of graphic narratives is to introduce a qualitative psychosocial research about imagery and semi-structured and individual interview, which allowed us to explore the potential of visual methodology [1] and critical discourse analysis [2]. On the subject of childhood loves, facets of real/imagined love were discussed, visually represented by 33 girls and 22 boys, aged 5-12 years old, coming from semi(rural) areas of Portugal. In the dialogues about the pictograms of "peers", children avoided representing themselves in interactions, with a presentation of the gender stereotype. “Nonfamiliar” drawn couples loved each other, joined by “friendship” and/or “passionate love”, defined as “boy/girlfriend”. The debate on the meaning of love was of the «type friends [and] to give kisses on the mouth», where girls drew the kissing and the boys dared to talk about it. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas CIAIQ2015. Vol. 2: Investigação qualitativa em educação". ISBN 978-972-8914-55-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37783 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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