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dc.contributor.advisorMelo, Maria do Céupor
dc.contributor.authorFernandes, João Miguel Peixotopor
dc.date.accessioned2015-10-23T13:50:03Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/37733-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractEste relatório é resultado de um Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada que apresenta uma dupla vertente: pedagógica e investigativa, e foi desenvolvido em contexto real de aprendizagem nas disciplinas de História e de Geografia, em duas turmas do 7º ano de escolaridade, na Escola Secundária Carlos Amarante, Braga. Apesar de as duas pesquisas poderem ser incluídas no domínio da Literacia Visual, Histórica e Geográfica, dada a reduzida apreciação das obras de arte e da construção dos mapas mentais na sala de aula, abordámos aspetos específicos que determinou a elaboração de duas questões investigativas que nortearam todo o processo: Que tipos de apreciação estética apresentam os alunos perante iluminuras de temáticas distintas? Qual a perceção do espaço mundial por alunos do 7º ano de escolaridade? Assim sendo, no estudo desenvolvido na disciplina de História pretendemos descobrir que tipos de argumentos elaboram os alunos a partir da apreciação de uma obra artística, no caso, as iluminuras. Já na disciplina de Geografia, e através da construção de mapas mentais, tentamos perceber como é que os alunos percebem o mundo. Para podermos responder a estas perguntas criámos instrumentos de recolha de dados específicos: duas fichas de trabalho endereçadas às iluminuras (História); o pedido de preenchimento de dois mapas do mundo (Geografia), o primeiro retratando apenas o perfil dos continentes e o segundo, um mapa politico com os limites dos vários países. A análise dos dados recolhidos através destes instrumentos foi inspirada na Grounded Theory. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que é essencial que os professores promovam estratégias pedagógicas inovadoras aliadas à apreciação estética e á construção dos mapas mentais já que, por um lado, os alunos estão pouco familiarizados com este tipo de estratégias e por outro, como constatámos, estes mecanismos potenciam uma aprendizagem significativa. Deste modo, dado que os resultados da investigação possibilitaram uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem, esperamos que as nossas conclusões contribuam para uma melhoria das práticas pedagógicas no ensino.por
dc.description.abstractThis report is the result of a Supervised Pedagogical Intervention Project which features a dual aspect: pedagogical and investigative, and was developed in the context of real learning in the disciplines of History and Geography, in two classes of the 7th grade, at Escola Secundária Carlos Amarante, Braga. Although the two surveys could be included in the field of Visual Literacy, Historical and Geographical, given the reduced appreciation of works of art and the construction of mental maps in the classroom, we addressed specific aspects that determined the development of two investigative questions that guided throughout the process: What kind of aesthetic appreciation do students present over distinct themed illuminations? What is the perception of the global space for students from the 7th grade? Therefore, in the study conducted in the discipline of History we aim to find out what type of arguments students develop from the appreciation of an artistic work, in this case, the illuminations. In the discipline of Geography, and by constructing mental maps, we try to understand how students perceive the world. In order to answer these questions we created tools to collect specific data: two worksheets addressed to illuminations (History); request of filling in two world maps (Geography), the first portraying only the profile of the continents and the second, a political map with the borders of several countries. The analysis of the data collected through these instruments was inspired by Grounded Theory. The results obtained allow us to conclude that it is essential that teachers promote innovative teaching strategies allied to aesthetic appreciation and to the construction of mental maps since, on the one hand, students are unfamiliar with this type of strategies and on the other hand, as we saw, these mechanisms enhance meaningful learning. Thus, given that the research results enabled a reflection on the teaching-learning process, we hope that our findings will contribute to an improvement of pedagogical practices in education.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) - Projeto LiDEs – a literacia das disciplinas escolares: características e desafios para mais engagement e aprendizagem (FCOMP-01-0124-FEDER-041405 (Refª. FCT, EXPL/MHC-CED/0645/2013))por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/133667/PT-
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectEducação históricapor
dc.subjectApreciação estéticapor
dc.subjectEducação geográficapor
dc.subjectMapeamento mentalpor
dc.subjectPerceção espacialpor
dc.subjectHistory educationpor
dc.subjectAesthetic appreciationpor
dc.subjectGeographic educationpor
dc.subjectMental mappingpor
dc.subjectSpace perceptionpor
dc.titleA apreciação estética de iluminuras medievais e a perceção do espaço mundial: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesis-
dc.subject.udc93:372.893por
dc.subject.udc372.893:93por
dc.subject.udc91:372.891por
dc.subject.udc372.891:91por
dc.identifier.tid201513595por
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Geografia Económica e Socialpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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João Miguel Peixoto Fernandes.pdf
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