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https://hdl.handle.net/1822/37678
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Matos, Ana Paula Rodrigues | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz Oliveira | por |
dc.contributor.author | Souza, Sérgio | por |
dc.contributor.author | Bastos, Diana | por |
dc.contributor.author | Costa, José | por |
dc.date.accessioned | 2015-10-21T10:33:28Z | - |
dc.date.available | 2015-10-21T10:33:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-11-0 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/37678 | - |
dc.description.abstract | O estudo de mobilidade na comunidade escolar, deve ser elaborado com o objetivo de implementar um conjunto de soluções práticas que visem mudar os hábitos de deslocação, reduzindo a dependência do automóvel e tornando os transportes ativos e os transportes públicos mais solicitados, melhorar a segurança e a qualidade de vida nos acessos à escola e sensibilizar a comunidade escolar para uma mobilidade mais sustentável. Torna-se necessário encontrar estratégias de promoção de atividade física em crianças e adolescentes, de modo a combater o sedentarismo originado pela era tecnológica em que vivemos. O deslocamento ativo para a escola é uma fonte de atividade física moderada continua que os jovens têm ignorado. Este estudo tem como objetivo descrever as formas de deslocamento no trajeto casa-escola de adolescentes do ensino básico em três escolas públicas do concelho de Braga e sua relação com o género e idade. Participaram 555 adolescentes (254M/301F) com média de idades (12,29 anos). Para avaliar, foi aplicado um questionário desenvolvido por Pereira et al. (2013). Os resultados demonstraram que 60,9% dos alunos vem a pé para a escola distando desta 1 km. Os alunos que moram de 1,1 km a 3km usam preferencialmente o carro para se deslocar para a escola (66,7%). As deslocações de bicicleta são inexistentes. A distância casa/escola segundo 30,5% dos alunos dista menos de 1km. A duração média do trajeto casa/escola é até 15 minutos (84,1%).São os alunos com idades mais baixas (10 -13 anos) que utilizam o automóvel ligeiro. Os mais velhos (14anos) utilizam o autocarro. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação (ESE-IPP) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Deslocamento Ativo | por |
dc.subject | Adolescentes | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Descrição do trajeto casa-escola: estudo com crianças de três escolas públicas | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 12 | por |
oaire.citationEndPage | 21 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
dc.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Livro de Atas do XI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (SIEFLAS). Perspetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DESCRIÇÃO TRAJETO CASA-ESCOLA_PAULA MATOS ET AL_SIEFLAS2015.pdf | 379,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |