Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/37668
Título: | O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças |
Outro(s) título(s): | Memory distortion in children: the role of interrogative suggestibility |
Autor(es): | Cunha, Alexandra Isabel da Quintã Albuquerque, Pedro Barbas Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de |
Palavras-chave: | Memória Crianças Sugestionabilidade Sugestionabilidade Emoção Entrevistador Factores externos Suggestibility Children Emotion Interviewer External factors |
Data: | 2011 |
Editora: | Instituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento |
Revista: | Psicologia, Educação e Cultura |
Citação: | Cunha, Alexandra; Albuquerque, Pedro B.; Freire, Teresa. O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças, Psicologia, Educação e Cultura, 15, 2, 394-406, 2011. |
Resumo(s): | A sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos
influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias.
Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado
de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a
processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade
(e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória,
etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas
(e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças. Suggestibility is defined as the degree to which social and psychological factors influence the way we code, retain and retrieve specific memories. With the increasing necessity to include children testimony in prosecutions’ processes, there is the possibility that children statements may be subject to suggestion. There are some known internal factors associated with suggestibility (e.g., language skills, intellectual development, memory capacity, etc.). In this paper we will discuss the external factors related to the interview (e.g., types of questions) and the interviewer (e.g. emotional tone of the questions). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/37668 |
ISSN: | 0874-2391 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CUNHA, ALBUQUERQUE &FREIRE (2011) - PSIC EDUC CULTURA .pdf | 149,04 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |